Para que cresça de forma saudável, é fundamental que qualquer empresa conte com o perfil de um bom gestor à sua frente. No caso de bicicletarias e bike shops, a história não é diferente: o administrador precisa enxergar oportunidades, problemas e ter jogo de cintura em diversas situações.
Aprender como ser um bom gestor exige estudos, paciência e disposição.
1. Ser organizado
Montar uma loja de bicicletas e mantê-la aberta e atraindo clientes exige muita organização e planejamento. Da criação do plano de negócios até tarefas do dia a dia, é necessário manter uma rotina equilibrada e planejada.
O grau de organização do gestor pode refletir diretamente na qualidade e produtividade da equipe. Ferramentas podem ajudar, como agendas coletivas de equipe e plataformas como o Trello. Dessa forma, as tarefas podem ser delegadas e conferidas facilmente por todos, o que pode aumentar a produtividade da equipe.
2. Ter perfil de liderança
Liderança é muito mais do que o poder de tomada de decisões. É também ter a habilidade de influenciar positivamente as pessoas em volta a fim de atingir um objetivo em comum.
Por isso, ter um perfil de liderança é essencial para quem deseja aprender como administrar uma loja de sucesso, independentemente do ramo do negócio.
Líderes não apenas delegam funções, eles também são responsáveis pela motivação da equipe.
Um dos pontos mais importantes nesse quesito é a capacidade para lidar com diferentes tipos de pessoas e aprender como se comunicar de forma assertiva e motivadora com todas. Com o incentivo certo, a equipe se desenvolve em conjunto!
3. Ser proativo
A proatividade é um jargão muito utilizado no mundo do empreendedorismo, mas nem todos buscam levar seu significado para o dia a dia. Mais do que ser motivado, a proatividade é o motor que transforma uma ideia em realidade, o famoso “vai lá e faz”.
Pessoas proativas não ficam paradas esperando os resultados chegarem, elas arregaçam as mangas e partem para ação. Quando um gestor não “bota a mão na massa”, e apenas exige essa atitude da equipe, é fácil desmotivar os colaboradores. Por isso, é de extrema importância ser um exemplo na bike shop.
Muito além do dia a dia, alguém com perfil de bom gestor é proativo, também, em buscar inovação e novas oportunidades para o negócio. Estar em contato constante com outras empresas, assim como participar de cursos, workshops e oportunidades de networking fazem parte de ser um líder proativo.
4. Conseguir resolver conflitos
Como já dito, equipes possuem pessoas dos mais diversos perfis, e essa característica pode acabar gerando conflitos internos desnecessários. A responsabilidade do esforço para resolver esses problemas é do gestor, que deve possuir a empatia e sabedoria para que a saída seja a melhor possível.
Resolução de conflitos envolve empatia e habilidade em buscar soluções.
Quando um conflito ocorre, o recomendado é sempre ouvir todas as partes envolvidas, sem nenhuma forma de favoritismo ou parcialidade. Todos devem ser ouvidos e ter as opiniões respeitadas, e as decisões tomadas devem levar em conta o melhor, tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham nela.
5. Manter o controle financeiro
Uma pesquisa do Sebrae aponta que 1 a cada 4 empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de existência. Esse número preocupante mostra a gigantesca importância de realizar um controle financeiro de qualidade do negócio.
Desde fazer o controle do estoque até criar projeções de faturamento e estratégias efetivas, um plano financeiro de qualidade é preciso para garantir o melhor aproveitamento do dinheiro. O uso de softwares de gestão financeira e contratação de funcionários especializados na área são alguns fatores que podem facilitar a tarefa.
6. Possuir disposição para aprender
Outro traço do perfil de um bom gestor é a disposição para aprender cada vez mais. Afinal, apenas a partir da busca por conhecimento a inovação pode acontecer.
É muito importante participar de cursos, pós-graduações, palestras, eventos, workshops e muito mais, mas o aprendizado não para por aí. É muito provável – e importante – que alguém da própria equipe possua mais conhecimento em determinadas áreas do que o gestor. Nesses casos, que tal dar a oportunidade desse colaborador compartilhar as experiências?
Os colaboradores também podem ensinar muito aos gestores.
7. Ser perseverante
Nem sempre as coisas saem como planejadas. Nesses momentos, é comum sentir certo desânimo e tristeza, porém, é necessário ser perseverante e continuar a busca pelos melhores resultados.
Isso é diferente de insistir no erro, o que não traz benefícios para ninguém. Um bom gestor deve analisar as situações e conferir o que está dando certo, o que não está funcionando e o que e como os problemas devem ser resolvidos.
8. Possuir habilidades de planejamento
Planejar é muito mais do que apenas traçar metas e projetar resultados: é preciso desenhar o caminho para que as estratégias levem a empresa até o ponto pretendido.
O planejamento é algo constante e que nunca acaba, sempre evoluindo e se transformando, ficando adequado com a situação atual e abrindo as portas para chegar até o objetivo. Em alguns casos, essa etapa é até mais importante que os resultados, visto que desenvolve a habilidade de pensar estrategicamente.
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