A culinária havaiana, mais especificamente o “poke” tem agradado o paladar dos brasileiros. O poke pode até lembrar a comida japonesa, mas é um prato típico havaiano, que consiste na mistura de cubos de peixe fresco, arroz do tipo gohan, folhas, castanhas, frutas e molho de soja, servidos num bowl.
O Mana Poke foi o primeiro restaurante da cidade de Campinas, SP, especializado nessa tendência. A marca funciona desde 2018 e já possui franquias em Ribeirão Preto, Indaiatuba, São Paulo e Jundiaí, além das duas unidades em Campinas.
O restaurante se encaixa no modelo “fast casual”, uma mistura de “fast food” e “casual dining”, que serve opções de pratos orgânicos e saudáveis, que podem ser customizados e servidos rapidamente. Além das opções de peixe cru, também há a opção de proteínas como frango e shimeji, o que atraí diversos públicos, desde vegetarianos, veganos, até os amantes da culinária saudável.
O estilo de vida fitness tem conquistado cada vez mais adeptos, assim como o vegetarianismo e o veganismo, que tem a preocupação em diminuir os impactos ambientais e sociais causados pelo consumo. Por conta disso, o mercado de alimentação saudável tem se destacado e as marcas que priorizam a economia e produtores locais, como é o caso do Mana Poke, vem sendo mais valorizadas pelos ingredientes naturais, frescos e simples.
Uma pesquisa divulgada pela Euromonitor Internacional aponta que, no ano de 2019, o Brasil subiu uma posição em relação ao ano anterior no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis, ocupando a quarta colocação mundial. Outra pesquisa realizada pelo Sistema Fiep, revela que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e destes 70% não se importam se o preço for um pouco mais elevado.
O setor de alimentação corresponde a 2,7% do PIB brasileiro, que foi de R$6,8 trilhões em 2018, o que equivale a R$1,836 trilhões, de acordo com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Segundo o IBGE, os brasileiros gastam cerca de 25% da renda com alimentação fora do lar. E devido à rotina de trabalho cada vez mais intensa da população, a previsão é de que o setor de alimentação fora do lar cresça 4,5%.
O modelo de franquias se mostra uma opção mais viável do que começar um negócio do zero, pois o modelo já foi testado e aprovado, portanto, seguindo o padrão da franquia, há total chance de o negócio ser bem sucedido. Além de que o setor de alimentação representa 26% da receita do segmento de franquias brasileiro e é o mais internacionalizado, 18% das marcas brasileiras do segmento atuam em outros países.
Após a alta procura e retorno positivo dos clientes, o Mana Poke estabeleceu uma parceria com a Inova Consultoria & Franquias, localizada em Campinas – SP, afim de expandir ainda mais o negócio. Hoje, essa parceria tem possibilitado a abertura de franquias da marca em diversos locais e tende a crescer cada vez mais.
Para fazer parte deste grupo basta entrar em contato:
Website: http://www.manapoke.com.br/
Website: http://www.manapoke.com.br/