O engajamento de funcionários com colaboradores motivados são 50% mais produtivos, segundo estudo
Uma pesquisa sobre produtividade nas empresas comprovou que o engajamento de funcionários é o responsável pela estabilidade no emprego e melhores resultados à empresa.
Qual o elemento que mais contribui para a produtividade de um funcionário?
O salário? As condições de emprego? Errado.
Segundo pesquisa realizada por um dos maiores grupos de recursos humanos do mundo, a resposta certa é a motivação.
De acordo com a pesquisa, realizada com mais de 30 mil pessoas em 15 países diferentes (cerca de 10 mil dos entrevistados foram brasileiros), profissionais motivados conseguem produzir 50% a mais do que quando desmotivados.
Por causa disso, é possível afirmar que ter um grupo de funcionários motivados e engajados com as metas da empresa é um recurso muito útil e capaz de fazer toda a diferença para uma companhia, especialmente em comparação com concorrentes.
No entanto, o nível de engajamento de funcionários ainda é baixo.
O país que registrou maior nível de engajamento de funcionários com as metas da empresa foi um empate entre os EUA e a China, ambos com 19% de engajamento.
Não à toa, são os dois países de maior PIB do planeta e altos índices de crescimento por ano.
Em terceiro lugar vem a Índia, com 17% de engajamento dos funcionários, também um país em franca ascensão do seu PIB e conquistando resultados cada vez mais impressionantes.
Em quarto lugar, uma surpresa: o Brasil.
Na época em que a pesquisa foi feita, o país registrava 16% de nível de engajamento dos profissionais no mercado de trabalho.
Também na época, o país crescia no PIB.
A pesquisa feita é corroborada por outros estudos. Um levantamento da Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que trabalhadores mais felizes produzem 31% a mais que os seus colegas infelizes, além de venderem 37% mais.
Além disso, quanto mais felizes os trabalhadores, mais criativos eles são, o que potencializa a inovação própria da empresa.
Como garantir o engajamento de funcionários e funcionários mais motivados para uma empresa
Se já é fato que trabalhadores motivados são mais produtivos, o difícil ainda é atingir um alto nível de engajamento com a equipe.
Muitos empresários sofrem para conseguir motivar seus colaboradores a atingir esse nível de produtividade.
Apesar de não existir uma receita para ser aplicada em todas as empresas do mundo, existem alguns caminhos que ajudam a motivar as pessoas e, portanto, podem ser usadas por uma empresa.
1) É importante cuidar da felicidade das pessoas.
Como foi possível constatar pela pesquisa da Universidade da Califórnia, é mais fácil motivar um funcionário que está feliz do que um que está infeliz.
Por isso, a empresa deve ter o bem-estar dos seus colaboradores em mente, de modo a poder contribuir para a sua felicidade.
Pode ser uma boa ideia, por exemplo, instigar o departamento de Recursos Humanos a monitorar os níveis de felicidade dos colaboradores e criar medidas para mantê-los sempre em alta.
2) Estabeleça um sistema de metas
Qualquer pessoa que já tenha jogado um game de celular sabe como eles podem ser viciantes.
A razão disso está no sistema de esforço e recompensa no nosso cérebro que fez com que evoluíssemos até o ponto em que estamos.
Cada vez que cumprimos uma meta, recebemos um pouco de recompensa na forma de hormônios.
Aos poucos, o cérebro se motiva a receber mais recompensas ao fazer mais trabalhos.
Por isso, a empresa que quer engajar os seus colaboradores deve criar um sistema de metas inteligente e usar a gamificação para motivar ao máximo os seus colaboradores.
3) Contrate palestras motivacionais
O serviço de palestra para empresas é um dos mais importantes para motivar os colaboradores de uma companhia.
Isso porque, em alguns casos, a motivação está escondida no inconsciente do trabalhador.
Para acessá-la, é preciso usar storytelling no formato de elementos visuais, sonoros e de performance em uma palestra. Dessa forma, o palestrante consegue desbloquear o que está impedindo que o colaborador possa se engajar adequadamente com a empresa.
4) Valorize os colaboradores
Muitas empresas pensam na motivação como um botão.
Ou ela está ligada ou está desligada. Não é exatamente assim.
Para muitos especialistas, a motivação é como uma planta: deve ser regada e conservada.
Por isso, as empresas precisam investir na valorização dos colaboradores, de acordo com os principais especialistas na área.
Isso porque a desvalorização deles funciona como um impeditivo que não deixa a motivação crescer e dar frutos.
Na prática, isso significa dar crédito ao trabalho bem-feito, fazer críticas construtivas, ouvir as participações dos colaboradores nas reuniões, acatar boas ideias, recompensar o esforço feito (com um salário e bônus), além de evitar atitudes desmotivantes, como quebrar promessas ou colocar os trabalhadores para fazer tarefas desimportantes.
É claro que motivar os trabalhadores não é uma receita de bolo e, por isso, os mesmos segredos não funcionarão em todas as empresas, setores ou cultura.
No entanto, as dicas acima são referendadas pelas pesquisas que mostram o impacto positivo da motivação na produtividade dos colaboradores.
Por isso, vale a pena partir desse ponto e encontrar o próprio caminho para motivar os colaboradores de uma empresa.