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O engajamento de funcionários melhora a produtividade

por Paulo Fernandes Maciel
engajamento de funcionários

O engajamento de funcionários com colaboradores motivados são 50% mais produtivos, segundo estudo

Uma pesquisa sobre produtividade nas empresas comprovou que o engajamento de funcionários é o responsável pela estabilidade no emprego e melhores resultados à empresa.

Qual o elemento que mais contribui para a produtividade de um funcionário?

O salário? As condições de emprego? Errado.

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Segundo pesquisa realizada por um dos maiores grupos de recursos humanos do mundo, a resposta certa é a motivação.

De acordo com a pesquisa, realizada com mais de 30 mil pessoas em 15 países diferentes (cerca de 10 mil dos entrevistados foram brasileiros), profissionais motivados conseguem produzir 50% a mais do que quando desmotivados.

Por causa disso, é possível afirmar que ter um grupo de funcionários motivados e engajados com as metas da empresa é um recurso muito útil e capaz de fazer toda a diferença para uma companhia, especialmente em comparação com concorrentes.

No entanto, o nível de engajamento de funcionários ainda é baixo.

O país que registrou maior nível de engajamento de funcionários com as metas da empresa foi um empate entre os EUA e a China, ambos com 19% de engajamento.

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Não à toa, são os dois países de maior PIB do planeta e altos índices de crescimento por ano.

Em terceiro lugar vem a Índia, com 17% de engajamento dos funcionários, também um país em franca ascensão do seu PIB e conquistando resultados cada vez mais impressionantes.

Em quarto lugar, uma surpresa: o Brasil.

Na época em que a pesquisa foi feita, o país registrava 16% de nível de engajamento dos profissionais no mercado de trabalho.

Também na época, o país crescia no PIB.

A pesquisa feita é corroborada por outros estudos. Um levantamento da Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que trabalhadores mais felizes produzem 31% a mais que os seus colegas infelizes, além de venderem 37% mais.

Além disso, quanto mais felizes os trabalhadores, mais criativos eles são, o que potencializa a inovação própria da empresa.

Como garantir o engajamento de funcionários e funcionários mais motivados para uma empresa

Se já é fato que trabalhadores motivados são mais produtivos, o difícil ainda é atingir um alto nível de engajamento com a equipe.

Muitos empresários sofrem para conseguir motivar seus colaboradores a atingir esse nível de produtividade.

Apesar de não existir uma receita para ser aplicada em todas as empresas do mundo, existem alguns caminhos que ajudam a motivar as pessoas e, portanto, podem ser usadas por uma empresa.

1) É importante cuidar da felicidade das pessoas.

Como foi possível constatar pela pesquisa da Universidade da Califórnia, é mais fácil motivar um funcionário que está feliz do que um que está infeliz.

Por isso, a empresa deve ter o bem-estar dos seus colaboradores em mente, de modo a poder contribuir para a sua felicidade.

Pode ser uma boa ideia, por exemplo, instigar o departamento de Recursos Humanos a monitorar os níveis de felicidade dos colaboradores e criar medidas para mantê-los sempre em alta.

2) Estabeleça um sistema de metas

Qualquer pessoa que já tenha jogado um game de celular sabe como eles podem ser viciantes.

A razão disso está no sistema de esforço e recompensa no nosso cérebro que fez com que evoluíssemos até o ponto em que estamos.

Cada vez que cumprimos uma meta, recebemos um pouco de recompensa na forma de hormônios.

Aos poucos, o cérebro se motiva a receber mais recompensas ao fazer mais trabalhos.

Por isso, a empresa que quer engajar os seus colaboradores deve criar um sistema de metas inteligente e usar a gamificação para motivar ao máximo os seus colaboradores.

3) Contrate palestras motivacionais

O serviço de palestra para empresas é um dos mais importantes para motivar os colaboradores de uma companhia.

Isso porque, em alguns casos, a motivação está escondida no inconsciente do trabalhador.

Para acessá-la, é preciso usar storytelling no formato de elementos visuais, sonoros e de performance em uma palestra. Dessa forma, o palestrante consegue desbloquear o que está impedindo que o colaborador possa se engajar adequadamente com a empresa.

4) Valorize os colaboradores

Muitas empresas pensam na motivação como um botão.

Ou ela está ligada ou está desligada. Não é exatamente assim.

Para muitos especialistas, a motivação é como uma planta: deve ser regada e conservada.

Por isso, as empresas precisam investir na valorização dos colaboradores, de acordo com os principais especialistas na área.

Isso porque a desvalorização deles funciona como um impeditivo que não deixa a motivação crescer e dar frutos.

Na prática, isso significa dar crédito ao trabalho bem-feito, fazer críticas construtivas, ouvir as participações dos colaboradores nas reuniões, acatar boas ideias, recompensar o esforço feito (com um salário e bônus), além de evitar atitudes desmotivantes, como quebrar promessas ou colocar os trabalhadores para fazer tarefas desimportantes.

É claro que motivar os trabalhadores não é uma receita de bolo e, por isso, os mesmos segredos não funcionarão em todas as empresas, setores ou cultura.

No entanto, as dicas acima são referendadas pelas pesquisas que mostram o impacto positivo da motivação na produtividade dos colaboradores.

Por isso, vale a pena partir desse ponto e encontrar o próprio caminho para motivar os colaboradores de uma empresa.

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