No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Movimento AR concede à Ponte Preta o selo de combate ao racismo. O time é a primeira agremiação a usar o selo no Brasil e é um reconhecimento pelo fato de a Ponte Preta ser a primeira Democracia Racial do futebol brasileiro.
“Conceder este selo à Ponte Preta é uma forma de reconhecimento pelo protagonismo desta agremiação no combate ao racismo e à intolerância racial desde sua criação. É incrível que a Ponte Preta tenha conseguido quebrar essas barreiras apenas doze anos após o final da escravidão ao mesmo tempo em que é inacreditável que hoje, 132 anos depois da abolição, ainda tenhamos tristes episódios de racismo em todas as frentes, inclusive no esporte”, destaca o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e líder do Movimento AR.
Sebastião Arcanjo, atual presidente da Ponte Preta e primeiro negro a ocupar o cargo, fala da importância da honraria conquistada pela alvinegra. “Em nome da diretoria, torcida e de todas as pessoas que são amantes do futebol e que lutam contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, expresso nosso agradecimento. Sermos reconhecidos como primeira Democracia Racial pelo Movimento AR – uma articulação que envolve empresas publicas e privadas, personalidades, intelectuais, artistas e pessoas de bem – , sobretudo em 2020, quando completamos 120 anos, é um orgulho para todos nós”, diz.
O mandatário completa: “Nossa responsabilidade aumenta ainda mais em virtude desse reconhecimento. Cada vez mais, temos a obrigação de sinalizar para as próximas gerações que é possível conviver com as diferenças, em paz e harmonia.”
Primeira Democracia Racial do Futebol – Criada em 11 de agosto de 1900, a Ponte Preta tinha negros tanto dentro de campo quanto em seu quadro diretivo desde a data da fundação. Comprovadamente, Migué do Carmo, um dos fundadores e meio-campista da equipe, foi o primeiro negro a jogar futebol em um time de futebol do Brasil.
Movimento AR – É uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras. http://movimentoar.com.br/ .
Website: http://www.movimentoar.com.br