Mercado brasileiro de PCs volta a crescer depois de cinco anos, revela estudo da IDC Brasil.
Crescimento nas vendas de computadores no primeiro trimestre não acontecia desde 2012;
Foram comercializados 1.1 milhão de equipamentos, 5% a mais do que no mesmo período de 2016
São Paulo, junho de 2017 – Após cinco anos de resultados negativos, o mercado brasileiro de PCs voltou a crescer no primeiro trimestre de 2017.
Entre os meses de janeiro e março, foram vendidos 1.1 milhão de máquinas, ou seja, 5% a mais que no mesmo período de 2016.
Do total, 405 mil unidades foram desktops e 701 mil notebooks.
Os produtos destinados ao consumidor representam 65% do mercado total.
Já o segmento corporativo foi responsável pela compra de 35% dos computadores, o que representa 340 mil aparelhos.
Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
“O crescimento é modesto, mas demostra que o mercado brasileiro está se estabilizando.
A melhora aconteceu devido ao fim da oscilação do dólar, às promoções realizadas pelos varejistas para incentivar a compra e ao aumento da confiança do setor corporativo para investir”;
Diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.
Ainda de acordo com o estudo da IDC, o ticket médio no período foi de R$ 2.141, 22% a menos do que nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, quando o mercado trabalhava com o dólar mais alto e tinha média de preço de R$ 2.750.
“O consumidor brasileiro é muito sensível a preço e a queda de mais de R$ 600 nos computadores foi um ponto decisivo para que o mercado voltasse a crescer”;
Completa Hagge.
Para 2017, a IDC Brasil prevê a manutenção no mercado de PCs com 4,5 milhões de unidades vendidas, sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebook, leve crescimento de 1,2% na comparação com o ano de 2016, e receita de R$ 9,6 bilhões.
“Em um mercado maduro como o de PCs, um crescimento, mesmo que pequeno;
É muito importante, ainda mais porque existe uma forte competição com tablets e, principalmente, com celulares”;
Finaliza o analista da IDC Brasil.
Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil
Sobre a IDC
IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação;
Telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia.
Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais;
Investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores.
Mais de 1.000 analistas em 110 países proveem conhecimento local, regional e global dos mercados tecnológicos;
Em hardware, software, serviços, telecomunicações, segmentos verticais e investimentos em TI.
Nos últimos 50 anos, IDC tem fornecido informações estratégias aos seus clientes para ajudá-los a alcançar seus objetivos com êxito.
Na América Latina, está presente com escritórios locais na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.