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Marketplace online: dicas para vender mais no Natal

por Agência Canal Veiculação

Os últimos meses do ano são o período de ouro para o comércio eletrônico. Embalado pelo espírito natalino o setor não só amplia o volume de vendas como também registra um incremento no ticket médio dos pedidos. Conforme a E-bit, em 2015 a ocasião gerou R$ 7,4 bilhões em negócios, ou 26% mais do que no ano anterior.

Apesar disso, nem sempre é fácil identificar o caminho para assegurar esse crescimento. Além de condições competitivas de preço e frete, o lojista precisa encarar o desafio de garantir as entregas dentro do prazo, evitando o risco de cancelamentos ou reclamações por atraso.

De acordo com Tiago Dalvi, CEO do Olist – – empresa que oferece uma plataforma online que conecta micro e pequenas empresas a grandes varejistas – o grande desafio do varejista é planejar e organizar o negócio da maneira mais assertiva, para que as vendas do fim do ano sejam as melhores.

Pensando nisso, Dalvi dá cinco dicas de como os varejistas podem otimizar seu desempenho nas vendas de fim de ano. Acompanhe!

Garanta seu estoque – Defina os produtos que você irá anunciar no Natal. É fundamental saber o que você tem no estoque. Ter um planejamento é essencial para que você consiga aproveitar os resultados que o período te oferece.

Uma dica é colocar descontos mais atrativos para aqueles produtos que você ainda tem uma grande quantidade em estoque.

Mas ainda assim, é indispensável que, além desses produtos menos vendidos, você também ofereça descontos especiais para os principais produtos da sua marca, atraindo novos clientes que já estavam interessados em seu produto.

Ofereça descontos reais – É de suma importância que sua loja ofereça descontos realmente atraentes para o consumidor final.

Para incentivar o consumidor a efetivar uma compra, crie promoções relâmpagos, descontos cumulativos em produtos, vantagens no frete, sorteios em redes sociais e todo o tipo de estratégia que ajude a promover mais vendas.

Em paralelo, aumente a interatividade com os clientes e realize ações que não estejam, necessariamente, ligadas à compra. Isso ajuda a tornar sua marca reconhecida, atraindo o gosto dos consumidores.

Anuncie no lugar certo – Este é o ponto principal para ampliar suas vendas online durante o Natal. Os consumidores estarão buscando em toda a internet produtos que contam descontos atrativos.

Por isso, uma boa dica é colocar seus produtos para vender nos marketplaces de grandes redes varejistas, como Submarino, Americanas.com, Extra.com, Walmart, entre outros. Como estas grandes empresas investem em marketing e comunicação, isto garantindo um fluxo considerável nas vendas.

Segundo relatório divulgado pelo comScore, os grandes marketplaces concentraram cerca de 32,8 milhões de visitantes únicos, somente no mês de junho de 2015.

Ofereça um atendimento de qualidade – Com o grande fluxo de consumidores navegando em sua loja virtual, é muito provável que alguns deles encontrem dificuldades e precisem de suporte para conseguir finalizar a compra, ou mesmo, para tirar algumas dúvidas. Quando isso acontecer, é extremamente importante que o seu suporte preste todo o atendimento necessário, pois será um grande diferencial da sua marca.

Invista em um atendimento instantâneo como chat online, telefone, e-mail, e procure deixar esses contatos bem visíveis para que o cliente não perca tempo procurando onde buscar informações para sanar suas dúvidas.

Outra dica é criar uma página com as frequentes dúvidas dos seus clientes já respondidas, otimizando o atendimento.

Otimize a operação logística – Outro fator determinante para o fechamento de uma compra é o prazo de entrega oferecido aos clientes. De nada adianta oferecer um valor de frete competitivo se, na verdade, o produto demora para ser entregue.

Ofereça estimativas de entrega que possam ser cumpridas, utilizando serviços reconhecidamente confiáveis, como os Correios.

Períodos sazonais, como o Natal, são épocas excelentes para aumentar as vendas online e alavancar as receitas de uma loja virtual. Contudo isso exige rever e alterar o planejamento e algumas estratégias que são adotadas normalmente, como as dicas que citamos no artigo de hoje. Não tenha medo de investir em estoque e divulgação para gerar mais vendas, pois os resultados certamente vão aparecer.

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