Nos últimos anos o marketing digital surgiu como um caminhão sem freio na descida: atropelando tudo. A sensação que muitos têm é a de que é necessário jogar fora todo o conhecimento de gestão do mundo antigo para preencher suas mentes com o conhecimento do mundo digital.
Se por um lado é um cenário completamente (ainda) novo e desafiador, por outro há a ascensão da era das oportunidades. Hoje é uma realidade a existência de lanchonetes de bairro competindo nos mesmos aplicativos em que estão os gigantes do fast food. E esse cenário se estende para múltiplos mercados.
O ponto de convergência da democratização do profissional digital se dá justamente no pivô, no meio de campo entre as empresas e transformação digital: o especialista em marketing digital.
Não faltam nomes e variações para se referir à profissão: social media, analista digital, gestor de tráfego e mais uma dezena de variações e explicações que não compete a esta matéria decifrar.
Segundo o Consultor de Marketing Digital Márcio Alcântara, do canal Marketing Autoridade, este é um momento ímpar para a transição de carreira e de qualidade de vida das pessoas:
“De acordo com o Sebrae, o Brasil soma hoje quase 20 milhões de CNPJs, dos quais, 80% estão apenas começando no marketing digital em algum nível, segundo a consultoria Mckinsey. E isso sem falar dos informais e daquelas que ainda nem ingressaram. Temos literalmente milhões de oportunidades para exercer um bom trabalho, com liberdade de horário e lucratividade. Quem não quer isso?”, diz Márcio.
Se no passado eram necessários anos de preparação para exercer uma profissão, hoje bastam algumas semanas de treinamento e muito foco para se especializar nesse mercado. Além disso, diferentemente do que se pensa, não é necessário fazer grandes investimentos em equipamentos caros. Na maioria dos casos, o equipamento que a pessoa já possui supre tranquilamente: um bom celular, um notebook e uma boa conexão com a internet.
“Claro que você não será o maior profissional do mercado em poucos dias, vai precisar de bagagem, experiência e estudo constante. Mas, sim, a partir de 1 mês de dedicação é possível aprender, captar clientes e ter uma remuneração já acima de 2 ou 3 mil reais.”, segundo Márcio.
Márcio Alcântara, que também presta treinamento para novos profissionais ingressarem nessa área, salienta que não é uma profissão para preguiçosos: “apesar de oferecer liberdade e lucratividade, as ferramentas mudam e surgem quase todos os dias, você tem que estar sempre antenado, seguir as pessoas certas e estudar.”
Seja através de aplicativos de alimentação, hospedagem ou, entre diversas outras possibilidades, da prestação de serviços terceirizados como a consultoria de marketing, são essas possibilidades que criam uma aura otimista em relação ao futuro e a liberdade do trabalho remoto. Nunca houve tanta expectativa de igualdade educacional e acesso como em tempos onde a informação está distribuída gratuitamente na internet.
Para quem busca novidades e conteúdo de marketing digital, as redes sociais do Márcio são boas opções gratuitas de iniciar e aprofundar. É possível acessar pelo Instagram @marcioalcantara, no YouTube pelo canal Marketing Autoridade ou pelo site www.marketingautoridade.com.br.
O futuro nunca foi tão presente.
Website: http://www.marketingautoridade.com.br