Home Empreendedorismo Manufatura 4.0 EMBRAPII conta com PPI do Inatel

Manufatura 4.0 EMBRAPII conta com PPI do Inatel

por Paulo Fernandes Maciel
Prédio Inatel, Manufatura 4.0

Inatel é responsável pelo 1º projeto do PPI em IoT e Manufatura 4.0 da EMBRAPII

O Inatel foi responsável por viabilizar o primeiro projeto do programa prioritário (PPI) em IoT e Manufatura 4.0;

Coordenado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Inatel e projeto de Manufatura 4.0

O projeto visa a criação de um gateway para aplicação residencial e será conduzido pela Pixel TI;

Empresa de soluções sem fio do Vale da Eletrônica, e pela Thales Group, empresa francesa que comercializa soluções de conectividade para o setor industrial.

Propriedade intelectual

Além de apoiar com o aporte financeiro, como Unidade EMBRAPII, o Instituto também vai participar no desenvolvimento desse gateway, contribuindo com o hardware do equipamento, que será de propriedade intelectual do Inatel.

Para Sandro Azevedo, gerente de Negócios do Inatel, a parceria com a Pixel TI e a Thales Group entregará ao mercado um produto indispensável para as residências nos próximos anos e isso só seria possível com o apoio técnico do Inatel e financeiro da EMBRAPII.

O gateway servirá para conectar diversos dispositivos voltados para automação residencial fabricados pela Pixel TI como sensores de umidade, temperatura e luminosidade, fechadura eletrônica, controle para abertura de portas e janelas, entre outros.

A Thales Group contribuirá com a tecnologia NB – IoT (Narrowband IoT), para conectar o gateway à nuvem e permitir o controle dos dispositivos.

Time to Market da Manufatura 4.0

Para Claudio Ribeiro, diretor da Pixel TI, a parceria foi fundamental para criação de um gateway com maior capacidade e confiabilidade.

“Juntar esforços para o desenvolvimento deste produto é a única forma para atingirmos o mercado com rapidez e alcançarmos o “Time to Market”. As soluções IoT estão entre as mais esperadas pelo mercado e com este desenvolvimento temos certeza que iremos apresentar um equipamento no estado da arte, colocando nossas empresas no patamar de tecnologia e inovação dos principais “players” mundiais”, declara.

PPI IoT/Manufatura 4.0

O PPI é um mecanismo adicional para as empresas habilitadas pela Lei de Informática cumprirem com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

No primeiro ano, foram capitados R$ 8 milhões para serão revertidos integralmente projetos de PD&I pela EMBRAPII.

O diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon, destaca que uso de tecnologias digitais é decisivo para o desenvolvimento econômico do país.

Disputa acirrada

“A corrida por novas tecnologias está cada vez mais disputada e o mercado tem demandando por produtos e processos mais modernos.

A indústria nacional conta com a EMBRAPII para acompanhar as tendências e aumentar a sua competitividade.

Nossas Unidades têm equipes qualificadas e podem ajudar muito as empresas a superarem os desafios tecnológicos que estão aparecendo com uso de soluções de IOT, big data, Inteligência artificial e manufatura 4.0.”

Você também pode gostar

Deixe um Comentário