Home Empreendedorismo Lojas de veículos começam a recuperar vendas com flexibilização da pandemia, aponta InstaCarro

Lojas de veículos começam a recuperar vendas com flexibilização da pandemia, aponta InstaCarro

por admin

Os números ainda são inferiores se comparados ao período pré-pandemia de covid-19, mas os lojistas de veículos começam a recuperar as vendas com a flexibilização do comércio em grande parte do país. É o que mostra o levantamento realizado pela InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos.

O segmento já registra dois meses seguidos de alta nas vendas mesmo com as incertezas econômicas. Em maio, o crescimento foi de 93% na comparação com o indicador de abril. Já em junho aumentou em 66% em relação a maio.

Dessa forma, 17,39% dos lojistas admitem que as vendas já estão no mesmo patamar de antes da pandemia. Entretanto, a grande maioria ainda registra números negativos: 26,09% (queda entre 25% e 50%), 23,91% (mais do que 75%), 21,74% (entre 50% e 75%), 8,7% (abaixo de 25%) e 2,17% ainda estão com lojas fechadas.

O percentual de lojas de automóveis que voltaram a operar em junho é de 98% – o maior índice desde o início da pandemia, em março. Em maio, por exemplo, 84% dos empresários admitiram que estavam trabalhando e em abril foram 62% – um crescimento 36 pontos percentuais em dois meses.

Apesar do crescimento, 30,43% dos lojistas acreditam que o mercado de venda de veículos se recupere apenas em 2021. Em contrapartida, para 15,22%, a recuperação deve acontecer já em agosto e outros 8,7% acreditam que será em julho de 2020. Para 6,52%, vai ser em setembro, 8,7% em outubro, 2,17% em novembro e 17,32% já retomaram o crescimento.

“Ainda que a pandemia continue assustando, a mudança de hábitos provocada por ela está impulsionando o comércio de veículos. Por um lado, há pessoas que querem vender o carro para reduzir despesas. Na base, foi observado um aumento do ticket médio de 10% devido às pessoas que adquiriram um veículo novo ou seminovo no início do ano e decidiram fazer um downgrade. Quando olha-se as pesquisas internas, o percentual de pessoas que está vendendo o veículo por não utilizá-lo cresceu 60% em relação ao primeiro trimestre de 2020”, explica Luca Cafici, CEO da InstaCarro.

O levantamento é realizado pela empresa de forma contínua desde abril de 2020 para analisar o impacto da pandemia de covid-19 no segmento de venda de automóveis. No total, participam da pesquisa 414 lojas de veículos de todas as regiões do país cadastradas na plataforma da InstaCarro.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações