Hotéis de todo o mundo estão implementando ações fundamentais para manter a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os seus frequentadores. No Brasil, a maioria deles está reabrindo somente agora, mas, na Europa, isso já era uma realidade. O turismo está se reaquecendo, o que faz com que as redes hoteleiras levem a sério os protocolos instituídos pelas autoridades sanitárias.
Brasil
Segundo o Estadão, no Brasil, virou rotina fazer check-in e check-out por e-mail, assim como ter as malas higienizadas antes de entrar e sair do hotel. Em muitos locais, os sapatos também precisam ser desinfetados antes de os hóspedes entrarem – os próprios funcionários ficam de máscara o tempo todo, até mesmo nos restaurantes. Espaços coletivos, como piscinas, academias e spas, só funcionam com hora marcada, e muitos ainda não liberaram o funcionamento desses locais.
No geral, o Brasil está desenvolvendo protocolos de higiene e limpeza, assim como restrição de serviços. Alguns hotéis abertos já estão trabalhando possibilidades para criar áreas de multiuso individuais para os hóspedes, como é o caso de quartos ociosos sendo transformados em escritórios higienizados e seguros para aqueles que não conseguem trabalhar no próprio quarto.
Protocolos adotados por alguns dos principais hotéis do País
Alguns hotéis, parceiros da assinatura de viagem GO!, participaram de uma entrevista que visou tirar as principais dúvidas acerca dos protocolos adotados para o seu funcionamento durante a pandemia. Os participantes (Comfort Uberlândia, Quality Hotel Aracaju e Ramada Encore São Paulo Tiradentes) responderam às seguintes questões:
O “novo normal” influenciou diversos setores da sociedade, incluindo o Turismo. Quais são as principais atitudes que foram tomadas para mudar o comportamento e preservar a segurança dos hóspedes?
Comfort Uberlândia: “Adotamos o método de comunicação, seja visual ou auditiva. Protocolos de higiene e segurança foram adotados pelos colaboradores”.
Quality Hotel Aracaju: “Adequação de protocolo de segurança fornecido pela empresa”.
Ramada Encore São Paulo Tiradentes: “Precisamos mudar muitas coisas aqui na unidade, como, por exemplo, café da manhã com horário marcado e os itens todos embrulhados e entregues diretamente para o hóspede – ou seja, o cliente não tem contato com o alimento. As camareiras entram com um kit e roupas descartáveis para a limpeza do apartamento e, ao sair do quarto, descartam todos os materiais e roupas usadas. O check-in é online, facilitando a entrada. Mas, caso os hóspedes não tenham efetuado o preenchimento da ficha, existem acrílicos em toda a recepção para tal. Há álcool em gel em todo o prédio, e a temperatura dos hóspedes e colaboradores está sendo registrada na entrada”.
Quais são as providências tomadas em relação à limpeza dos quartos?
Comfort Uberlândia: “A limpeza dos apartamentos ocupados é feita a cada dois dias, evitando ao máximo, maior fluxo de movimentação. Já a limpeza de apartamentos vagos é feita após 24h da saída do hóspede. Produtos específicos e álcool 70% são usados em toda a mobília”.
Quality Hotel Aracaju: “A limpeza é feita somente com 72h de antecedência, a fim de evitar contato dos colaboradores com os apartamentos. Após o check-out, há um descanso de 24h”.
Ramada Encore São Paulo Tiradentes: “As camareiras entram com roupas descartáveis para a limpeza do apartamento. Saindo do quarto, descartam todos os materiais e roupas usadas. O que é feito com frequência é a troca de toalhas, lençóis e retirada de lixos enquanto o hóspede estiver hospedado no hotel”.
A segurança é um fator muito importante, mas o distanciamento social também o é. Como está funcionando esse quesito em relação às ocupações dos hotéis?
Comfort Uberlândia: “Adotamos a comunicação visual de chão com demarcações de espaçamento, e estamos trabalhando com apenas 50% da capacidade máxima do hotel”.
Quality Hotel Aracaju: “Estamos seguindo o protocolo da cidade. Atualmente, não temos limite de ocupação.”
Ramada Encore São Paulo Tiradentes: “Fechamos alguns andares e estamos atendendo com uma capacidade de até 50%”.
Algumas cidades adotaram as bandeiras para classificar os níveis de isolamento. Como esses procedimentos afetam os hotéis?
Comfort Uberlândia: “Afetam a movimentação, afinal, com o comércio fechado, menos hóspedes estão visitando”.
Quality Hotel Aracaju: “Estamos trabalhando com a liberação gradativa de alguns serviços de restaurante, buffet, piscina e academia”.
Ramada Encore São Paulo Tiradentes: “Em relação ao isolamento, o que afeta o empreendimento é a demanda. Ou seja, sem eventos na cidade, não temos demanda de hóspedes”.
Qual é o recado para os futuros hóspedes?
Comfort Uberlândia: “Estamos trabalhando com todos os protocolos de segurança e higiene para que você e nossos colaboradores sintam-se seguros e tenham a melhor comodidade possível”.
Quality Hotel Aracaju: “Seja bem-vindo, com toda a segurança necessária”.
Ramada Encore São Paulo Tiradentes: “Pedimos que venham se hospedar conosco, porém respeitem as novas regras e usem máscaras dentro e fora do hotel”.
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