Se por um lado a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado diretamente muitos negócios, por outro, empreendedores natos têm se reinventado e criado produtos para um novo nicho nascido da crise. É o caso de Lélis Fonseca, de Cuiabá, em Mato Grosso, que lançou oficialmente nesta semana a Tech Totem, empresa responsável pelo desenvolvimento do Zero Tok, um totem de higienização de mãos.
Diferente de outros produtos encontrados atualmente no mercado, o Zero Tok tem particularidades que o fazem estar à frente dos demais. O totem, desenvolvido completamente em Mato Grosso, conta com um sistema sensorial. Assim, não é necessário tocar em nada para a higienização das mãos. Outro ponto positivo é o dispensador, que utiliza sistema de nebulização com álcool 70.
“Hoje, o que tenho visto muito são as pessoas fugindo do álcool em gel, que deixa fragmentos e aquela sensação de mão engordurada, colando ou ‘pregando’. No Zero Tok isso não ocorre, já que ele é equipado com um sensor ultrassônico que permite a quantidade exata para cada pessoa, em um sistema de nebulização que traz frescor e sanitização ao mesmo tempo. Além disso, em termos de ação antisséptica, o álcool 70 é ainda mais potente”, explica Lélis.
O sistema de nebulização, aliás, foi um insight que o empresário teve durante a pandemia. “Quando eu me vi com quatro empresas na área gastronômica fechadas por conta dos decretos municipais, fiquei muito pensativo. No Centro-Oeste, sou o maior distribuidor de carne de jacaré para outros estados, e aí me lembrei que os espaços onde ficam os ovos contam com um sistema de nebulização de água, para deixar o ambiente quente e úmido. Somado a isso, enquanto usuário de diversos totens que existem hoje, me sentia incomodado em ter que apertar o dispensador com as mãos ou com os pés. Em alguns casos, os aparelhos também apresentavam problemas, como a saída do produto entupida”, relembra.
Sabendo, então, o que o incomodava, Lélis buscou um dos mais renomados engenheiros mecatrônicos para desenvolver um totem que não precisasse de contato físico e ainda contasse com um sistema de hardware integrado para identificar a quantidade de produto dentro de cada aparelho e o número de pessoas que o utilizou.
“O Zero Tok tem um sistema de wi-fi que o conecta ao computador da empresa que o adquiriu. No computador, será possível ter o número exato de quantas pessoas passaram pela máquina e o estoque de produto. O sistema também informa os horários de pico das higienizações. Também avançamos na economia, já que um litro de álcool em gel possibilita cerca de 200 aplicações. Já o sistema da nossa máquina por nebulização faz com que um litro de álcool 70 faça mais de 1.250 higienizações”, destaca Lélis.
O ‘NOVO NORMAL’ – Desde o início de julho, Lélis Fonseca afirma que os aparelhos da Tech Totem já haviam sido comercializados mesmo sem lançamento oficial, tanto para iniciativa privada quanto pública. A expectativa, portanto, conta o empresário, é alta.
“Pode surgir uma vacina que vai atuar diretamente no combate ao coronavírus, mas a grande lição que esta pandemia nos deixa é a de sanitizar e esterilizar os ambientes, mostrando ao cliente que ele está entrando em um espaço que conta com uma biossegurança. Esse novo normal vem com tudo e certamente quem estiver preparado para ele, fará a diferença”, destaca.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – O Zero Tok tem capacidade para 16 litros de álcool, que garantem cerca de 20 mil higienizações. O aparelho é completamente digital e pode ser personalizado, com a identidade visual da empresa ou instituição.
Também há possibilidade de upgrade de cada totem, com carregador de celular via usb e bateria com capacidade de 5 mil higienizações por carga, além de um sistema de som com bluetooth.
Para mais informações, entre em contato pelo site (http://zerotok.com.br/), e-mail ([email protected]) ou ainda pelos telefones (65) 3623-8954 e (65) 99631-1111 (WhatsApp) e (65) 99681-1111.
Website: http://zerotok.com.br/