São Paulo, maio de 2020 – A crise gerada pelo novo coronavírus também afetou as franquias, mas nem todas reagiram da mesma maneira. Algumas marcas se adaptaram à situação e criaram condições especiais para atrair novos franqueados e continuar a expandir. As medidas incluem redução de taxas, aumento no número de dias para a inauguração da unidade, bônus com produtos, dentre outras.
É o caso do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes do Brasil com mais de 450 unidades. A marca aumentou o prazo para a inauguração da unidade de 90 para 135 dias, podendo prorrogar para mais 135. Essa medida flexibiliza o prazo de abertura para 270 dias no total, deixando o novo franqueado mais tranquilo em relação ao início do negócio. Com essa estratégia, o Mercadão dos Óculos já assinou 12 contratos. Para se tornar um franqueado, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 50 mil e prazo de retorno entre 15 e 20 meses.
A Vox2You, maior franquia de escolas de oratória da América Latina Brasil, com mais de 40 unidades, também elaborou uma condição especial para futuros franqueados. Quem adquirir uma unidade durante a quarentena ganha desconto de 50% na taxa de franquia. Com essa mudança, o investimento ficou a partir de R$ 130 mil, com prazo de retorno de 15 meses. Até o momento, a rede conquistou quatro novos contratos.
Na área de estética e saúde bucal, a Odonto Special já assinou três novos contratos. A rede reduziu a taxa de franquia para cidades com até 50 mil habitantes e acima de 150 mil. No primeiro caso, a taxa ficou em R$ 18,9 mil; na segunda modalidade, R$ 38,9 mil. A marca oferece um atendimento completo e personalizado, utilizando equipamentos de última geração para promover mais conforto, qualidade e segurança nos tratamentos. O faturamento médio mensal da unidade é de R$ 150 mil e o prazo de retorno de 18 a 24 meses.
Já o aplicativo de delivery Ceofood, que opera no modelo de franquia e não cobra nenhuma taxa sobre os pedidos feitos por seus usuários, irá isentar a taxa de royalties para novos franqueados durante o período de quarentena. A ação busca expandir a área de atuação do aplicativo e fortalecer um serviço essencial, o delivery.
O aplicativo também disponibilizou gratuitamente sua plataforma para que lojistas de todo o país ofereçam seus produtos e serviços até o fim da quarentena. A ação tem o objetivo de ajudar as pessoas a terem acesso aos produtos e serviços que necessitam, sem que precisem sair de casa, e contribuir para minimizar o impacto negativo no faturamento dos lojistas. Nesta condição, já conquistou 19 novos franqueados.
O Instituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas de Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, também reduziu a taxa de franquia para cidades com até 100 mil habitantes para R$ 39 mil. Até o momento, ganhou duas novas unidades nesta modalidade. A marca conta com os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar. O faturamento médio mensal é de R$ 110 mil e prazo de retorno de 18 a 24 meses.
Com o objetivo de ajudar no combate ao desemprego no Brasil, a Ótris Soluções Financeiras vai oferecer 30% de desconto na taxa de franquia de todos seus modelos de negócios para pessoas que comprovarem que foram demitidas do dia 23 de março até quando as medidas de auxílio do Governo Federal estiverem em vigência. A Ótris Soluções Financeiras é uma empresa que atua na recuperação de crédito para pequenos e médios negócios, e possui três modelos de negócio: a home based com investimento inicial partir de R$ 10 mil, e faturamento médio de R$ 4 mil, a microfranquia, com investimento inicial a partir de R$ 90 mil, faturamento médio de R$ R$ 40 a R$ 60 mil, e a Middle Market, com investimento inicial de R$60 mil.
Para cidades com até 100 mil habitantes, a Maislaser reduziu a taxa de franquia para R$ 80 mil; acima disso, a taxa ficou em R$ 100 mil. Até o momento, a marca conquistou uma unidade nessa condição. A rede é uma das maiores do Brasil no segmento e utiliza um aparelho moderno, que pode realizar os procedimentos até em peles bronzeadas pelo sol, além de contar com serviços de tratamentos sob medida e protocolos de aplicação exclusivos. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca. O faturamento médio mensal da unidade é de R$ 120 mil com prazo de retorno entre 15 a 20 meses. Atualmente a rede possui 74 franquias.
Condições pós-quarentena
Algumas franquias irão oferecer condições especiais no pós-quarentena, ações que tendem a fortalecer a retomada econômica do país.
É o caso da Sigbol, primeira empresa a oferecer cursos especializados de moda pelo país e, atualmente, com 30 unidades. A rede irá doar o estoque inicial de material didático que o franqueado necessita para iniciar a operação e fará toda a campanha de marketing para a inauguração da loja.
Além disso, oferecerá três meses de coaching especializado em vendas, com consultorias individuais para novos contratos e irá arcar com os custos dos materiais de treinamento dos professores e o projeto arquitetônico da loja. A rede conta com os modelos de negócio Basic, Smart e Full, com investimento inicial de R$ 42 mil, R$ 92 mil e R$ 132 mil, respectivamente. O faturamento médio para os três modelos é de R$ 35 mil com lucratividade de 30%, e prazo de retorno entre oito e doze meses.
Já a Calzoon Sucos e Calzones, franquias que tem o objetivo de popularizar o calzone por todo o Brasil, facilitará as negociações dos valores de taxa de franquia das novas unidades, e concederá um desconto de até 40%. Criada em 1999, em Joinville (SC), a franquia tem baixa manipulação de alimentos e estrutura enxuta. As franquias da marca têm atraído investidores que desejam entrar para o segmento de alimentação, o setor que mais cresce no franchising. O investimento inicial é a partir de R$ 162 mil, com previsão média de retorno em 24 meses e faturamento de até R$ 120 mil.
Outra opção é a Consulting Now, franquia de consultoria empresarial especializada em impulsionar resultados de empresas de pequeno e médio porte. Com o objetivo de reduzir os efeitos da crise, a marca oferece para aqueles que perderam seus empregos durante a quarentena, condições especiais para investir em suas unidades, com uma maior flexibilização na taxa de franquia, que inclui descontos e possibilidades de parcelamento.
Com mais de 25 anos de atuação e mais de 200 clientes atendidos, na prática, com o apoio da franqueadora, o franqueado realiza a prospecção, diagnóstico e consultoria de empresas. O investimento inicial para adquirir uma unidade é a partir de R$ 49 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 45 mil.
A Nutrimais, primeira e maior rede de franquias de agronegócios do Brasil, oferecerá o parcelamento da taxa de franquia em até cinco vezes, e deixando por dois meses o franqueado isento de royalties. Além disso, a marca também irá bonificar o franqueado com mil quilos de suplemento para começar a trabalhar.
Fundada em 2012, a rede comercializa suplementos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. Com modelos de microfranquia home based, a empresa entrou para o franchising em 2017, e em menos de quatro anos conta com mais de 300 franqueados por todo o país.