Segunda-feira, dia 12 de abril, às 19h, a Diretora de Capital Humano da ETALENT, Flávia Queiroz, participou de um bate-papo com Katia Miyazono, Sócia-Diretora da Acerto RH, onde falou sobre a importância de um Assessment Center completo em processos seletivos e programas de desenvolvimento humano.
Segundo Mariela Díaz Pinilla, psicóloga, consultora, coach profissional e autora de diversos livros sobre desenvolvimento organizacional, “o Assessment Center é um processo lógico, que utiliza habilidades de observação, anotação, categorização e/ou classificação e avaliação do comportamento dos candidatos em um determinado processo”. Os “centros de seleção”, tradução literal do termo do inglês para o português, são formas de avaliação de competências profissionais. O objetivo é simples: focar na observação e no registro dos comportamentos de uma pessoa durante o desenvolvimento de testes situacionais.
É importante que os profissionais sejam expostos a situações semelhantes às que precisarão encarar no dia a dia do cargo pretendido. Quanto mais próxima da realidade a simulação for, mais eficiente será o Assessment.
Existem diferentes tipos de testes que podem ser aplicados de acordo com os objetivos e necessidades das próprias organizações. Com o Assessment, é possível registrar, classificar, analisar e avaliar as competências demonstradas pelos candidatos em determinadas situações considerando metodologias específicas.
Na Live, Flávia, que possui experiência na construção e na realização do Assessment Center ETALENT, e Katia discorreram sobre a aplicação do assessment em processos seletivos e de desenvolvimento humano, suas aplicabilidades e processos de construção.
“Estamos muito pautados em avaliar, em um contexto mais amplo, a necessidade de um futuro. Quais são as competências? Qual é a demanda deste mercado em função de tudo o que temos vivido?”, disse Flávia.
Dentre os benefícios e vantagens desta técnica nos diversos contextos organizacionais, destacam-se a melhora da avaliação dos indivíduos em relação ao conjunto das necessidades da empresa, a tomada de decisões suportadas por informações consistentes e atualizadas a respeito dos profissionais, a possibilidade de compreender melhor as situações das companhias diante das necessidades de disrupção e mudanças tecnológicas e a criação de um ambiente motivado, engajado e produtivo capaz de levar ao aumento de satisfação e otimização de resultados. Segundo Flávia, “É muito mais fácil potencializar as características comportamentais, escolhas e preferências que você já tem do que sempre trabalhar no ‘gap'”.
Para assistir ao bate papo na íntegra, basta acessar o Instagram do Mundo do Assessment .
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