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Empresa à venda não é sinal de falência, afirma especialista

por admin

Em um ano em que a economia mundial ficou marcada negativamente, colocar a empresa à venda foi uma aposta de muitos empresários no Brasil. As incertezas do novo cenário obrigaram os empreendedores a se reinventarem para evitar o desequilíbrio econômico e os prejuízos que a pandemia poderia causar a sociedade.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, uma empresa à venda não significa fracasso e, na maioria dos casos, é uma estratégia de negócio do empresário para elevar seu capital e fazer com que o empreendimento se mantenha firme no mercado.

Pode parecer uma ideia conflituosa, mas de acordo com Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ , plataforma especializada na intermediação de compra e venda de empresas e pontos comerciais, é o que acontece em muitas operações de aquisição ou fusão de empresas.

Entre os principais fatores para a venda de um empreendimento estão motivos pessoais como mudança de cidade, separações entre sócios ou conjugais, mudança de segmento do empresário, dificuldade na administração da empresa, necessidade de capital para outros investimentos ou foco em um único segmento, situação que acontece quando o empresário administra mais de um empreendimento.

Os dois últimos fatores listados têm sido cada vez mais comuns no Brasil, diante das transformações do mercado e, sobretudo, com o novo cenário desafiador que surgiu após a pandemia de Covid-19. Se, antes, havia o receio do julgamento social pelo fato de mudar de ramo e seguir novos caminhos, agora, empresários estão percebendo o quão natural e lucrativo é esse processo. “Assim, decidem-se por venderem suas empresas para fazer caixa e investir em um novo negócio”, afirma Felippe. A mesma situação acontece quando um proprietário de diferentes empresas decide focar em um nicho e, para isso, precisa se desfazer de seus negócios para ter sucesso naquilo que quer.

Ferreira afirma, também, que a decisão de vender uma empresa já em operação é difícil e não é tomada da noite para o dia. Em todos os casos, além da questão financeira, a venda é feita pensando no empreendimento, para que o futuro proprietário coloque novas ideias e mais ânimo na gestão do negócio.

2020 foi o ano de colocar empresa a venda

As estatísticas ajudam a explicar o novo cenário de compra e venda de empresas nos últimos cinco anos. Segundo levantamento realizado pela PwC Brasil, especializada em consultoria de negócios e assessoria em transações, entre janeiro e setembro de 2020, foram registradas 687 aquisições/fusões de empresas no Brasil, um aumento de 34% na comparação com a média do mesmo período desde 2015.

Os sites especializados em anúncios de compra e venda de empresas têm auxiliado na melhoria desse cenário. Felippe destaca que a aquisição de um negócio em operação apresenta muitos pontos positivos. “A maior vantagem é comprar um bom negócio que tem um histórico de resultados” Assim, não é necessário começar a empresa desde o início, construindo nome, marca, carteira de clientes, selecionando fornecedores e investindo em outras áreas do negócio, ressalta o especialista.

Portanto, a tecnologia tem ajudado a criar um mercado cada vez mais próspero de compra e venda de empresas, que se mostra lucrativo para ambos os lados e com perspectivas de novas e boas oportunidades de negócios .

Website: https://meubiz.com.br/

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