Após vender carros e investir reservas financeiras, Alfredo Mattioli e Joaquim Santos concretizam ideia que nasceu em 2006
Quando se fala em empreendedorismo, aprender com os erros para chegar ao sucesso é o caminho natural. Não foi diferente com Alfredo Mattioli e Joaquim Santos, que precisaram de muita determinação para atingir o objetivo de ter uma empresa economicamente viável. Durante dez anos, a dupla trabalhou sem retorno financeiro até concretizar o Grupo NewBoss – hoje responsável pelo marketplace de produtos e serviços variados NewBoss (www.newboss.com.br) e pela Pagar.biz (pagar.biz), plataforma de compartilhamento de contas.
Amigos de adolescência, a trajetória dos dois no mundo dos negócios começou em 2006, quando se viram trabalhando em empregos que não os satisfaziam – não ter autonomia era algo que os incomodava. Com experiência na área de tecnologia, a dupla decidiu investir, então, num e-commerce de informática. O nome, NewBoss, veio a partir da ideia de não ter mais que responder a ninguém a não ser eles mesmos. “Para fazer uma renda extra, já costumávamos comprar peças e montar computadores para vender de maneira informal. Vimos nisso uma oportunidade de começar nosso próprio negócio”, conta Alfredo, então com 19 anos.
Jovens e sem formação superior, o início foi penoso. “Não queríamos depender de terceiros e fazíamos tudo por conta. Por vezes, pensamos em desistir”, lembra Joaquim, com 21 anos à época. Ainda assim, a empresa saiu do papel. Mas, frente a um mercado que começava a se tornar saturado, durou pouco mais de um ano. Os dois amigos e agora sócios fecharam o negócio; no entanto, não deram baixa no CNPJ. “Desde o início tínhamos a intenção de expandir o e-commerce para um marketplace, onde teríamos um grupo de empresas, mas faltou incentivo à época”, comenta Mattioli.
Forçados a voltar ao mercado de trabalho, os empresários passaram por variados segmentos, diversificando o conhecimento de ambos sobre empreendimentos digitais e necessidades do mercado. Durante esse período, em 2009, Alfredo sofreu um acidente quase fatal de carro, que despertou novamente sua vontade de empreender. “Aprendi a meditar e, com isso, melhorei minha capacidade de focar meus objetivos”, explica ele. Nessa época, decidiram retomar a ideia do grupo empresarial.
Carros vendidos, poupanças gastas e anos de desenvolvimentos depois, o NewBoss entra ao ar em 2013 – antes um simples e-commerce, agora um marketplace. O site oferece um sistema de anúncios em formato de rede social, que facilita ao usuário saber com quem está negociando. “É possível comprar, vender, alugar e até mesmo trocar bens e serviços dentro da comunidade, por meio de uma interface segura e amigável”, diz Joaquim. Nesses três anos de lançamento, a dupla trabalhou em cima do projeto até aperfeiçoá-lo para, finalmente, em 2016 colher os frutos: já são 7 mil usuários cadastrados e um novo negócio lançado.
Em novembro de 2016 nasceu a segunda empresa do Grupo NewBoss, a plataforma Pagar.biz, que facilita o compartilhamento de contas. “Qualquer tipo de conta: desde a divisão de dinheiro para financiar um churrasco até cotas para o aluguel de uma casa e viagens entre amigos, por exemplo”, afirma Alfredo, que diz que o Grupo tem ainda outros projetos digitais em estágio embrionário.