Home Empreendedorismo Empreendedorismo: Amigos de adolescência batalham por 10 anos até emplacar negócio digital

Empreendedorismo: Amigos de adolescência batalham por 10 anos até emplacar negócio digital

por Agência Canal Veiculação

Após vender carros e investir reservas financeiras, Alfredo Mattioli e Joaquim Santos concretizam ideia que nasceu em 2006

Quando se fala em empreendedorismo, aprender com os erros para chegar ao sucesso é o caminho natural. Não foi diferente com Alfredo Mattioli e Joaquim Santos, que precisaram de muita determinação para atingir o objetivo de ter uma empresa economicamente viável. Durante dez anos, a dupla trabalhou sem retorno financeiro até concretizar o Grupo NewBoss – hoje responsável pelo marketplace de produtos e serviços variados NewBoss (www.newboss.com.br) e pela Pagar.biz (pagar.biz), plataforma de compartilhamento de contas.

Amigos de adolescência, a trajetória dos dois no mundo dos negócios começou em 2006, quando se viram trabalhando em empregos que não os satisfaziam – não ter autonomia era algo que os incomodava. Com experiência na área de tecnologia, a dupla decidiu investir, então, num e-commerce de informática. O nome, NewBoss, veio a partir da ideia de não ter mais que responder a ninguém a não ser eles mesmos. “Para fazer uma renda extra, já costumávamos comprar peças e montar computadores para vender de maneira informal. Vimos nisso uma oportunidade de começar nosso próprio negócio”, conta Alfredo, então com 19 anos.

Jovens e sem formação superior, o início foi penoso. “Não queríamos depender de terceiros e fazíamos tudo por conta. Por vezes, pensamos em desistir”, lembra Joaquim, com 21 anos à época. Ainda assim, a empresa saiu do papel. Mas, frente a um mercado que começava a se tornar saturado, durou pouco mais de um ano. Os dois amigos e agora sócios fecharam o negócio; no entanto, não deram baixa no CNPJ. “Desde o início tínhamos a intenção de expandir o e-commerce para um marketplace, onde teríamos um grupo de empresas, mas faltou incentivo à época”, comenta Mattioli.

Forçados a voltar ao mercado de trabalho, os empresários passaram por variados segmentos, diversificando o conhecimento de ambos sobre empreendimentos digitais e necessidades do mercado. Durante esse período, em 2009, Alfredo sofreu um acidente quase fatal de carro, que despertou novamente sua vontade de empreender. “Aprendi a meditar e, com isso, melhorei minha capacidade de focar meus objetivos”, explica ele. Nessa época, decidiram retomar a ideia do grupo empresarial.

Carros vendidos, poupanças gastas e anos de desenvolvimentos depois, o NewBoss entra ao ar em 2013 – antes um simples e-commerce, agora um marketplace. O site oferece um sistema de anúncios em formato de rede social, que facilita ao usuário saber com quem está negociando. “É possível comprar, vender, alugar e até mesmo trocar bens e serviços dentro da comunidade, por meio de uma interface segura e amigável”, diz Joaquim. Nesses três anos de lançamento, a dupla trabalhou em cima do projeto até aperfeiçoá-lo para, finalmente, em 2016 colher os frutos: já são 7 mil usuários cadastrados e um novo negócio lançado.

Em novembro de 2016 nasceu a segunda empresa do Grupo NewBoss, a plataforma Pagar.biz, que facilita o compartilhamento de contas. “Qualquer tipo de conta: desde a divisão de dinheiro para financiar um churrasco até cotas para o aluguel de uma casa e viagens entre amigos, por exemplo”, afirma Alfredo, que diz que o Grupo tem ainda outros projetos digitais em estágio embrionário.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações