O Santander Private Banking, divisão global do Grupo Santander, anunciou nesta terça (16) que chegou a um acordo com o Indosuez Wealth Management – a marca de wealth management do Grupo Crédit Agricole – para comprar um portfólio de US$ 4,3 bilhões em ativos e passivos de clientes. A transação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e deve ser finalizada em meados de 2021.
O competitivo mercado de alta renda está aquecido nos últimos anos e tem chamado a atenção dos bancos que atuam com o segmento, que tradicionalmente demanda por atendimento personalizado e bons resultados recorrentes.
Um relatório divulgado em janeiro de 2021 pela Report Linker corrobora a estratégia ofensiva do setor financeiro: o crescimento do mercado de Wealth Management neste ano deve ser de 8,7%, chegando a US$ 1,26 trilhão em faturamento.
O acordo, que será executado pelo Banco Santander International (BSI), sediado em Miami, reforça a presença da instituição financeira espanhola no competitivo mercado norte-americano. Sediado em Miami desde 1979, o BSI também tem escritórios em Houston, San Diego e Nova York.
De acordo com estudo da consultoria Euromonitor Internacional de 2020, os EUA seguem como o principal mercado de alta renda do planeta – e devem continuar neste posto até 2030. A novidade do deste ano foi a ascensão do mercado de luxo de Singapura (2°), que superou o de Hong Kong (3°).
“Essa transação, que alavanca nossa presença geográfica e capacidades como um grupo financeiro de vanguarda, é mais um passo para chegar ao nosso objetivo de ser a melhor plataforma de Private Banking do mundo. Queremos seguir crescendo, especialmente em locais com grande potencial comercial, como os EUA”, afirmou Víctor Matarranz, head global do Santander Wealth Management & Insurance.
Em ranking divulgado no início de 2021 pela revista Euromoney, o Santander Private Banking apareceu como o melhor banco para clientes de grande patrimônio (US$ 5 milhões a US$ 30 milhões) dos EUA. O mesmo levantamento indicou o UBS como o melhor Private Banking do mercado global.
Segundo um relatório de 2020 da consultoria Oliver Wyman, os bancos deste segmento devem dobrar seus investimentos em tecnologia, cortar custos, construir novos diferenciais e considerar oportunidades inorgânicas para se manterem competitivos. Essa intensa movimentação do mercado aparece neste momento em que grandes investimentos deverão ser feitos para satisfazer este exigente mercado.
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