Clientes de caminhões e ônibus comprovam os benefícios dos Serviços Conectados, lançados em janeiro, e já tornam sua gestão mais eficiente.
São Paulo, 19 de maio 2017 – A Scania atingiu no Brasil uma marca histórica.
Os Serviços Conectados, apresentados aos clientes em janeiro, já contam com 2 mil veículos ativados, em todas as regiões do país.
“A Scania já conta com a experiência de mais de 250 mil veículos conectados em todo o mundo.
Esse resultado comprova o quanto o transportador brasileiro ansiava por uma solução que supera a barreira da telemetria para tornar a gestão mais eficiente e rentável;
Afirma Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.
“Nossa rede de concessionárias vem fazendo um trabalho impecável.
É incansável o esforço em apresentar todos os benefícios revolucionários dos Serviços Conectados. Trata-se de uma parceria virtuosa com o cliente pautada em ações de melhorias, que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado, no aumento da disponibilidade da frota e na diminuição das emissões de poluentes e CO2.”
Os Serviços Conectados aumentam a rentabilidade da frota de modo progressivo, pois oferecem uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e apoio customizado prestado pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas do cliente.
O transportador tem acesso a muito mais dados do veículo para identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.
Como funciona
Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo.
Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações.
Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente;
O módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, também em qualquer concessionária da marca.
Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.
Gestão mais dinâmica e eficiente
O lançamento da Scania oferece ao mercado quatro ferramentas:
Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Além do serviço do Gestor de Frota.
Com o Planejamento de Serviços, o transportador atinge uma maturidade e expande o controle de sua frota.
A conectividade possibilita saber exatamente a quilometragem rodada de maneira online e independente de onde o veículo esteja;
Havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária.
Para ter uma visão geral de todos os benefícios deste planejamento para o cliente, a Casa Scania vai acessar;
O Portal de Gestão de Frotas Scania, que mostrará todos os modelos da frota e um calendário para controlar as revisões, por meio do cadastro do plano de manutenção.
Assim, o concessionário terá em mãos recursos gerados por esta ferramenta para atuar no agendamento ativo das revisões.
Desse modo, o cliente encontrará agilidade no atendimento e ainda mais sortimento de peças.
As vantagens são mais disponibilidade e produtividade do veículo e melhor assertividade para a solução de manutenção.
O Diagnóstico Remoto trabalha de três formas. Analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor.
Ainda aprimora a agilidade do trabalho do Scania Assistance (atendimento 24 horas).
Caso haja uma parada emergencial do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas.
Com isso, o técnico socorrista irá até o local com a ocorrência completa, ou seja, saberá exatamente qual conserto fazer e qual peça levar.
E, por fim, com ele a rede Scania detecta eventuais problemas da frota para atuar proativamente no planejamento de serviços e na correção de avarias, o que aumenta a disponibilidade do veículo.
Já o Relatório de Tendências é periódico (semanal ou mensal).
Ele apresenta de forma fácil e intuitiva dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como, por exemplo;
Consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade.
Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado.
O Portal de Gestão de Frotas cria uma nova e revolucionária relação entre cliente e rede de concessionárias Scania na busca da eficiência.
Sua navegação é simples, objetiva e amigável.
Ele oferece acesso online a dados e tendências, que possibilitam com maior clareza o planejamento e o gerenciamento da operação.
Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações aprofundadas e valiosas de detalhamentos qualitativos em diversos parâmetros, e identifica pontos que podem ser melhorados.
Como benefícios ao transportador estão o aumento da disponibilidade do veículo, alta da performance dos condutores, redução dos custos por quilômetro rodado e detecção de potenciais de melhoras na condução (por exemplo, excessos de velocidade, de freadas bruscas e marcha lenta elevada).
O Gestor de Frotas é um serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando ao máximo as benfeitorias das ferramentas para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto, e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.
Investimento
Para investir no novo serviço, estão disponíveis dois pacotes: Análise e Desempenho.
O Análise não tem custo para o cliente e é válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado.
Com ele, tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática.
O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços
Que possibilita utilizar as informações de uso do veículo para planejar antecipadamente as paradas para manutenção.
Por último, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das Casas Scania.
Caso haja algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo.
O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal com um valor muito competitivo.
Ele incorpora os benefícios do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada;
Tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista.
O cliente e a rede de concessionárias Scania podem determinar com exatidão quais são os pontos que precisam de atenção;
E, eventualmente, correção no estilo de condução de um motorista.
O serviço é tão avançado que pode até mesmo indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos;
Como para redução de consumo de combustível utilizando a marcha lenta;
Ou ainda corrigir hábitos inadequados de condução em descidas, com a caixa de câmbio em neutro.
Com este pacote é possível, de uma forma bastante simples e amigável, tomar medidas para a otimização dos custos com combustível;
Aumento da disponibilidade de frota e diminuição dos gastos com manutenção corretiva.
Serviços Conectados Scania – 1
Serviços Conectados Scania – 2
Serviços Conectados Scania – 3
Sobre a Scania
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos.
Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa;
Assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional.
Em 2016, a Scania completa 125 anos de fundação e tem como objetivo ser líder em soluções de transporte sustentável.
Com 44,4 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na;
Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.
Em 2015, a receita líquida da Scania alcançou 94,89 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício;
Após a dedução de impostos, foi de 6,7 bilhões de coroas suecas.
SCANIA 60 ANOS – Em 2017, a Scania comemora 60 anos no Brasil marcada por uma trajetória sólida que;
Dispõe de uma engenharia de ponta, qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e foco na necessidade do cliente.
Ao desembarcar no país, no final dos anos de 1950, foi constituída como Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel;
E se instalou no bairro do Ipiranga, sendo a primeira subsidiária da marca fora da Suécia.
Em 1962, inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.
Para mais informações sobre a Scania acesse: www.scania.com.br/ www.newsroom.scania.com.br
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