Quando se fala a expressão “day after”, ela se refere normalmente ao que está reservado para o futuro, ou o dia seguinte após determinada situação. E quando se trata de aplicar este conceito para uma empresa, sobretudo diante da crise atual, pensar lá na frente é ainda mais importante.
Por isto, a seguir, vale conferir algumas decisões e reflexões para passar por este momento mais difícil e estar preparado para novas oportunidades.
Adequando-se ao panorama atual
Este é, provavelmente, um dos aspectos mais importantes que deve ter em mente ao pensar no day after. Neste sentido, existem algumas ações que precisam ser feitas, tais como:
● Fazer o cálculo de todas as receitas e despesas de sua empresa, colocando em prática um plano de gestão de risco e adotando as medidas certas para preservar o caixa;
● Elaborar ações de curto, médio e longo prazo, priorizando o controle de gastos, um valor mínimo de entrada de receitas e a cobertura de todas as despesas da empresa;
● Realizar um remanejamento de pessoas e verbas dentro do negócio. Pode ser preciso diminuir salários, extinguir cargos ou automatizar serviços. Porém, o mais importante é preservar ao máximo os funcionários e a saúde da empresa.
A elaboração de um plano de retomada
O próximo passo é pensar em ações para retomada que sejam efetivas. Para isto, adotar algumas estratégias empresariais focando-se no day after fará toda a diferença:
● Tenha em mente que quando houver uma retomada da economia, sua empresa deve garantir que todos os produtos e serviços que presta estejam à disposição dos clientes;
● Realizar um planejamento estratégico de vendas, de forma que suas ações de marketing continuem eficientes para alcançar o consumidor;
● Traçar metas específicas de acordo com o que a empresa alcance depois que a crise passar.
É importante ter consciência de que o atual momento de crise não atinge apenas uma empresa. Assim, saiber que as coisas irão melhorar no futuro e é por isto que o day after se torna ainda mais importante.
Por que as vendas e o marketing serão super importantes no futuro?
Além do coronavírus, há outros fatores que acrescentam ainda mais instabilidade no quadro da economia do Brasil e do mundo. Questões políticas, problemas sociais e diferentes níveis de incerteza financeira fazem tudo se tornar ainda mais incerto.
Por isto, o marketing acaba se tornando uma das ferramentas mais importantes para alcançar resultados, sobretudo porque:
● O marketing é o que consolida a sua empresa na respectiva área de atuação, ajudando durante toda a sua trajetória;
● Fazendo um levantamento de informações relevantes com medidas de marketing, é possível encontrar as formas certas de vender produtos e serviços;
● Utilizando o marketing como forma de inovação, captação de clientes e consolidação do público-alvo, a base dos negócios estará segura. Por isto não abra mão de contar com essa ferramenta, pois é algo que trará resultados concretos.
Por que o Marketing Digital é tão importante hoje, pensando na transição do Day After?
Já estamos vivendo uma mudança gigantesca sobre como as empresas vão operar os negócios. Com a pandemia do Covid-19, esses processos de digitalização foi bruscamente acelerado, mostrando a grande vulnerabilidade de negócios em quanto ao posicionamento digital das suas empresas.
O choque foi duríssimo para muitos empresários. O que fica de lição nesse momento é que o empresário deve se concentrar e colocar em prática novas estratégias, pois com certeza nesse “novo normal” a competitividade será mais acirrada e as objeções sobre o processo de compra estarão mais latentes.
Buscar uma nova forma de fazer negócios através do digital e aprimorar o marketing conhecendo esse novo perfil de consumidor e alinhando o time de vendas com novas estratégias é uma questão de sobrevivência.
Com certeza esse novo momento será orientado a dados, e esses dados ajudarão empresários a tomar as melhores decisões em negócios quanto aos investimento no digital.
Algumas considerações finais
Levando em conta tanto o atual panorama quanto o day after, concentrar ações estratégicas de marketing e de retomada econômica é algo fundamental. Para isto, é importante simplificar o portfólio. Propicie mais formas de acessibilidade aos clientes, reforce a confiança e trabalhe com a facilitação para compras.
Para colocar as estratégias do marketing em ação, é fundamental contar com uma gestão profissional que tenha conhecimento e experiência na aplicação de ações estratégicas voltadas para a retomada no segmento de atuação do negócio.
A profissionalização desse processo, pavimenta o caminho para a sua empresa, organizando ideias e recursos para a retomada do negócio. Seguindo a reflexão neste artigo, vale a pena explorar e entender mais sobre as estratégias de marketing e sua aplicação no day after.
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