Alguns cuidados devem ser tomados ao se abrir uma empresa
Um dos sonhos mais almejados pelos brasileiros é possuir o seu próprio negócio e para isso é contituir uma empresa.
Além do espírito empreendedor, fatores como crise e desemprego também estimulam a abertura de novas empresas.
Mais que talento para os negócios, é preciso muito planejamento financeiro e percorrer os caminhos legais para começar a sua firma com o pé direito.
O Sonho pode se tornar pesadelo caso não haja planejamento na hora de iniciar a firma
Boas ideias e uma certa dose de coragem são ingredientes para um negócio de sucesso, porém, toda empresa, física ou virtual, precisa de um endereço para se estabelecer.
Nada começa sem essa etapa e, para uso comercial, não pode ser qualquer lugar.
Por isso que o novo empreendedor inicia pelo levantamento do endereço por meio da Matrícula de Imóvel.
Estrutura física
Como foi dito, mesmo um e-commerce precisa de um endereço físico para se estabelecer.
Afinal, os produtos ofertados precisam de um espaço para estoque e a firma precisa receber correspondência em algum lugar.
Acontece que as regras para abertura de firmas podem variar para cada município e o imóvel precisa ser aprovado para receber o alvará.
A consulta para dar entrada na papelada começa com o Registro do Imóvel, documento que possui todo o histórico da propriedade.
Proprietários, modificações na estrutura, pendências judiciais, tudo está arquivado por meio da Matrícula de Imóvel.
Por isso é considerado um documento mais importante que a própria escritura da propriedade e pode ser solicitado por qualquer pessoa em um cartório.
Destacamos a relevância deste registro porque, caso o imóvel tenha alguma restrição, o processo para abertura da empresa ficará comprometido.
Documentação necessária
Definido o endereço, os órgãos competentes precisam ser informados sobre o local de funcionamento, área de atuação da firma, e outros detalhes para analisar a liberação do alvará.
Estabelecimentos como oficinas, que fazem muito barulho durante o dia, podem ser vetados em certas zonas residenciais.
Já um pequeno comércio varejista, como uma padaria, pode se estabelecer em uma rua com muitas casas sem maiores problemas.
Burocracia a grande drenadora nos processos
A burocracia é grande e, por vezes, desanima quem deseja iniciar um negócio próprio. Alguns empreendedores pulam algumas etapas e passam a funcionar com pendências na legalização do negócio. Esse procedimento pode causar transtornos financeiros pontuais personificados em multas e pedidos oficiais de cancelamento das atividades da empresa.
Mesmo com os entraves da burocracia, é altamente recomendado realizar todos os trâmites legais.
Vale a pena ressaltar que muitas destas regras servem para promover o bem-estar dos funcionários e residentes próximos às empresas, assim como precauções para que nenhuma atividade agrida também o meio ambiente.
Em relação às esferas institucionais, veja quais documentos devemos solicitar:
- Receita Federal: CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Secretaria Estadual de Fazenda: Pedido de Inscrição Estadual;
- Prefeitura: Nota Fiscal e Alvará de Funcionamento;
- Junta Comercial: Registros oficiais da empresa (Razão Social, Nome Fantasia, Contrato Social).
Alvarás e arrecadação de impostos
Durante todo o processo de abertura, ou mesmo com a empresa em funcionamento, é importante possuir os alvarás e realizar todas as perícias, definitivas e periódicas, quando elas forem solicitadas.
Se a sua empresa necessitar expandir as atividades ou modificar o local para novos empreendimentos, todas as ações deverão ser comunicadas aos órgãos competentes, porque eles fiscalizam as empresas periodicamente e, nesses momentos, sempre é bom estar com a documentação em dia para evitar prejuízos ao negócio.
Dever ao governo é dever ao inimigo
Impostos e taxas também são alvos de fiscalizações.
As empresas inadimplentes serão notificadas e precisarão quitar as dívidas com juros e multas, então, não é uma boa ideia sonegar impostos ou ficar devendo ao governo.
Lembrando que algumas dívidas podem passar também para o CPF dos sócios.