É fato que a rotina mudou completamente com a chegada da COVID-19. Segundo dados disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, 53% da população da cidade está em isolamento agora, deixando de lado saídas ou deslocamentos – sejam elas a lazer ou até mesmo para ir ao trabalho.
Diante desse cenário, a necessidade do home office se faz presente e torna-se solução para que muitos colaboradores não precisem sair de suas casas. E a mudança pode ser definitiva: segundo André Miceli, professor da FGV, Fundação Getulio Vargas, 30% das empresas devem adotar a prática quando tudo se normalizar.
Mas, e o consumidor? Conforme esperado, as pesquisas já apontam mudanças comportamentais – mais uma vez, voltadas ao mundo digital. Segundo dados disponibilizados pelo Huffpost Brasil, somente no mês de março os aplicativos de delivery tiveram 30% no aumento de sua demanda.
Reaprendendo
“Depois que a pandemia passar, o comportamento do consumidor terá mudado. O virtual estará ainda mais presente do que hoje em dia. Tudo será diferente do que estamos acostumados. Pessoas que não eram adeptas da tecnologia estão se vendo forçadas a utilizar, seja para o trabalho, através de videoconferências, para o cotidiano, como compras on-line ou mesmo para o lazer através das lives por exemplo”, diz Marcio Samia, fundador e sócio da Imediatto Comunicação. “Por isso é hora das empresas se prepararem para atender essa demanda e tenho certeza que, depois que esse período passar, aqueles que se preocuparam com esse novo perfil, estarão à frente de seus concorrentes”, complementa.
O empreendedor segue dizendo que a dica vale para todos: de grandes corporações a pequenas empresas – e ainda faz um adendo: “muitas vezes, em micro e pequenas empresas, o dono faz de tudo. Talvez seja o momento de encaminhar as demandas de comunicação para uma empresa especializada. Além do tempo que se economiza, atinge-se os objetivos com mais precisão. É uma ajuda muito bem-vinda”, aconselha.
Levando em consideração o aumento do tráfego e presença digital, Marcio ressalta que esse é o momento perfeito para engajar possíveis clientes. “É hora de rever conceitos e missões, estruturar redes sociais e até mesmo repaginar catálogos digitais. Esse é o caminho agora. Estamos fazendo isso inclusive com nossa própria comunicação. Reformulamos o logo, o site e estamos aproveitando o momento para colocar a casa em ordem”, diz.
Para finalizar, Marcio diz que momentos como esse permitem que a criatividade aflore. “Precisamos olhar para os clientes e entender como conseguimos ajudá-los, e mesmo de maneira remota, trazer soluções para problemas que antes não existiam. Mesmo que sua loja esteja fechada agora, o que você pode fazer para que seus clientes não se esqueçam de você? É a maneira de fazer com que seus produtos continuem sendo vendidos. Talvez seja necessário gerar conteúdos de qualidade, ensinar seu cliente algo que ele precise saber, e que de alguma maneira direcione seu olhar para sua empresa. Estou certo de que o mundo digital é capaz de ajudar a todos neste momento e, para as empresas, é o diferencial que vai gerar lucros. É hora de avaliar cenários e tomar decisões efetivas”.
Apoio especializado
A Imediatto Comunicação realiza trabalhos voltados à comunicação corporativa de maneira 360º, executando desde a criação e a impressão de cartões de visita, passando por sites, mídias sociais e todo trabalho de marketing digital, e se estende até aos eventos corporativos, inaugurações, feiras e comemorações, tornando-se uma solução completa para qualquer nicho. “Em tempos de pandemia, é importante contar com soluções diferentes, criativas e que tragam resultado”.
Saiba mais: imediatto.com.br/
Website: http://imediatto.com.br