No Mundo Digital, os buscadores são a principal arma dos consumidores para encontrar produtos e serviços no momento em que eles mais precisam, não é mesmo? Por isso é muito importante que sua empresa se posicione bem nesses locais de pesquisa. Será que vai ser fácil vencer a guerra com a concorrência e conquistar mais clientes? Conheça algumas formas de alavancar suas chances.
Na guerra do Marketing Digital, toda empresa quer ser o primeiro a aparecer não é mesmo? Mas atingir a primeira posição nas buscas não é tão fácil quanto parece. Você deverá investir seu tempo, fazer esforços contínuos e diversificar as estratégias para ganhar esta posição.
E tem mais, após você atingir a pole position, não acredite que está finalizando os trabalhos por aqui. Você terá que colocar energia suficiente para se manter nessa posição ok? Deverá manter e atualizar os seus planos e estratégias e atualizar constantemente suas habilidades (muito estudo).
Mas a questão é, como se implementa a sua estratégia de Marketing Digital?
Bom, para fazer isso, primeiramente devemos auditar a sua estratégia atual de Marketing Digital. Na verdade, isso é algo que você deve fazer regularmente, pois irão ajudá-lo a descobrir quais são os itens de ação e correção que vão ajudá-lo a manter a sua liderança.
Veremos a seguir, por que você deve auditar sua estratégia de Marketing Digital. Listarei algumas razões para conduzir sua auditoria:
• O tráfego do seu site é instável ou decrescente;
• Você deseja aumentar a escala de vendas ou não atinge sua meta atual;
• Deseja aumentar o seguimento social ou ele está muito baixo;
• Seu orçamento de Marketing Digital pago (mídia) é maior do que suas vendas ou deseja aumentar as vendas com orçamento limitado;
• Deseja otimizar a taxa de rejeição em páginas da web;
• Deseja melhorar o CTR no e-mail Marketing;
• Precisa diminuir o investimento em mídia paga para diversificar as ações e melhorar o desempenho de visitas no seu site;
• Quer aumentar a percepção da marca nos meios digitais;
Temos vários outros pontos, mas, se você quiser se livrar de todos esses acima relacionados, você precisa executar uma auditoria de Marketing Digital para determinar as estatísticas que devem ser acompanhadas e as estratégias para corrigi-las em caso de necessidade.
Veremos agora diferentes componentes da auditoria de Marketing Digital e discutiremos cada uma em detalhe:
Sua estratégia de SEO está funcionando? Está sendo auditada?
Considero o SEO o coração da estratégia do Marketing Digital. Ele ajuda a direcionar o tráfego para o seu site e melhora a sua classificação nos motores de busca de forma “gratuita”.
Atualmente temos pesquisas que apontam que 61% dos consumidores utilizam os motores de busca (Google / Bing / Yahoo) para pesquisar um produto / serviço antes de elaborar uma compra. Isso comprova a necessidade de se classificar bem para as suas palavras-chave específicas do seu negócio se você quiser ser descoberto por novos potenciais lead em seu momento quente de compra.
Nessa estratégia há dois pontos muito importantes que devemos olhar com mais carinho: Primeiro é a atualização do algoritmo do motor de busca e o segundo é o seu concorrente. Ambos podem afetar seus rankings a qualquer momento, portanto, você deve auditar regularmente suas ações e estratégias para sair vencedor dessa batalha diária.
Embora seja necessário muito tempo e esforço para implementar uma estratégia eficiente de SEO em um site, os passos abaixo podem ajudá-lo a otimizar melhor seu site para conseguir uma boa classificação nos motores de buscas.
Análise das palavras-chave: O primeiro passo é descobrir quais são as palavras-chave que mais levam tráfego para seu site. Elas estão dentro do seu conteúdo? Você está direcionando as palavras corretas dentro do seu site? Se não, você precisa encontrar palavras-chave que as pessoas estão procurando nos motores de busca para otimizá-los em seu site. Certifique-se de que você não está exagerando o termo em seu conteúdo (página), pois um termo que é identificado como “não natural” pode prejudicar o seu posicionamento.
Otimização On-Page: Para você realizar uma boa auditoria em sua página, você precisa rastrear todo o seu site e identificar os problemas nas páginas. Vou listar aqui algumas ferramentas que utilizamos para automatizar esse processo de auditoria e encontrar possíveis correções:
• Webbee SEO Spider
• SEMrush Site Audit
• SE Ranking Audit
• Console de Pesquisa Google
Alguns problemas comuns na otimização On-Page são: Falta de título ou título duplicado (H1), Meta descrição duplicada ou falta de meta descrição, questão de cononical Tag, Duplicidade de conteúdo, conteúdo relevante, páginas sem conteúdo, tempo de carregamento da página, links 404, uso inadequado de redirecionamento 301, entre outros…
Otimização Off-Page: Verifique o seu perfil de backlink existente constantemente. São links de sites com autoridade? Rejeite backlinks de sites spam, pois eles certamente podem prejudicar seu site. Além disso, audite sua estratégia de SEO atual para ganhar novos backlinks sempre seguindo as diretrizes do Google.
Problemas técnicos: Você precisa verificar toda a programação do seu site em relação ao desenvolvimento, estrutura e questões relacionadas ao design. Os formulários, botões, banners e outros itens são funcionais (para todos os dispositivos)? O site funciona corretamente em todos os navegadores, como: Chrome, Firefox, Explorer etc.? Todas as suas páginas estão lançando códigos de status adequados? Se você tiver alguma resposta negativa você deve corrigir imediatamente essa questão.
Dica: Os acessos Mobiles devem ultrapassar os acessos desktop em pouco tempo, portanto, é de suma importância tornar a experiência do usuário nesses dispositivos a melhor possível. Otimize sua plataforma para receber esses acessos e aproveitar cada vez mais esse canal de entrada para sua empresa. O Google já sinalizou que irá penalizar as plataformas (sites) que não estiverem preparados para uma boa experiência do usuário neste canal.
Faça Marketing de Conteúdo
Todos nós sabemos que o conteúdo de qualidade é rei. Mas apenas gerar conteúdo de qualidade não é o suficiente. Você precisa espalhar seu conteúdo para que ele possa alcançar as pessoas para quem ele foi escrito (Personas do negócio). Para conquistar o mundo digital, você deve se concentrar em ambos: criação de conteúdo e Marketing de conteúdo. Você precisa criar uma estratégia adequada para comercializar o seu conteúdo para o máximo alcance.
A questão é como comercializar o seu conteúdo? Embora o marketing de conteúdo seja a parte mais importante da estratégia…
NextContent – Marketing de Performance
Website: https://www.nextcontent.com.br/como-validar-sua-estrategia-de-marketing-digital-para-2017/