Lead é alguém que demonstrou ter interesse pela oferta. Ele é mais do que um simples visitante do site, mas também não chega a ser ainda uma oportunidade concreta de venda. Muitas vezes o lead não tem o perfil para se tornar cliente, por mais que ele queira.
Como gerar leads?
A geração de leads se dá através de ações de “atração”. Seja qual for o canal ou mídia escolhidos, a atração é a grande responsável pela geração dos leads para uma empresa.
Algumas das ações de atração mais utilizadas no marketing digital são: técnicas de SEO para gerar tráfego orgânico, compra de mídia (Google Ads, Facebook Ads, banners em sites, posts patrocinados, etc.), marketing de conteúdo (posts em blogs e redes sociais), parceria com influenciadores digitais, dentre outros.
De todas as ações citadas acima, sem dúvidas as que estão relacionadas ao marketing de busca tendem a apresentar um melhor resultado na geração de leads, pois a pessoa é quem demonstrou o interesse ou intenção de compra através de uma busca!
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Como qualificar os leads para vendas?
Como já citei neste post, gerar leads não significa que todos eles se tornarão seus clientes. Inúmeros fatores podem fazer com que os leads não sejam considerados qualificados ou não estejam no momento certo para comprar.
É importante entender o perfil do cliente para utilizar critérios de qualificação dos leads. Informações demográficas e geográficas são excelentes critérios para iniciar uma pré-qualificação, mas é importante que nessa fase o lead seja contatado (via e-mail ou, preferencialmente, por telefone ou num encontro presencial).
Como classificar os leads qualificados de acordo com as diferentes etapas da jornada de compras
Após a etapa de pré-qualificação, é necessário que os leads considerados qualificados sejam classificados. Nem todos os leads estarão no momento de efetuar uma compra imediata, por isso, enviar a informação certa, na hora certa e para o lead certo demonstrará que você entendeu a necessidade daquela pessoa e está disposto a ajudar o cliente.
Classificação de leads
Basicamente os leads podem ser classificados como: topo, meio e fundo de funil.
Leads de topo de funil são aqueles que ainda estão na etapa de descoberta, ou seja, estão incomodados ou desejando algo, mas sem muita clareza.
Leads de meio de funil já estão buscando entender mais sobre como resolver o problema que possuem, por isso, estão numa etapa chamada de consideração.
Já os leads de fundo de funil estão praticamente convencidos sobre a compra, mas precisam escolher a opção que melhor atenderá a sua necessidade. Essa é a chamada etapa de decisão.
Independente da etapa em que o lead se encontra uma estratégia de marketing inteligente é capaz de se relacionar com cada um, construindo a autoridade da empresa perante o lead, que precisa se sentir seguro para avançar até o estágio final da compra.
Inbound Marketing: estratégias para gerar leads, nutri-los e depois vender!
Gerar leads é apenas uma das etapas da estratégia de marketing. O caminho que um lead percorre até se tornar cliente é que vai determinar o sucesso das suas campanhas, por isso, uma das formas mais atuais de se trabalhar toda a jornada de compras é através do Inbound Marketing.
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Contemplando as fases de atração, conversão, relacionamento e vendas, uma estratégia de Inbound é capaz de garantir vendas a curto, médio e longo prazo, fazendo o seu negócio escalar e a sua empresa crescer (ou seja, mais dinheiro no seu bolso!).
Não vale a pena investir muito em atração de visitantes para o seu site e geração de leads se você não possui uma estratégia de conversão e relacionamento, ao mesmo tempo, é impossível pensar em Inbound Marketing sem associá-lo à etapa de atração.
Atualmente, a forma mais rápida de atrair tráfego para um site é através da mídia paga (principalmente Google Ads e Facebook Ads), mas a curto prazo um bom SEO pode garantir um excelente retorno sobre o investimento (ROI) para as suas campanhas de marketing digital.
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