Home Empreendedorismo Como anda o tal do Empreendedorismo no Brasil?

Como anda o tal do Empreendedorismo no Brasil?

por Carlos Xandelly
Inicialmente e inaugurando uma série de artigos e matérias que serão levadas aos amigos e leitores, falarei nesta primeira etapa, basicamente sobre os primeiros passos desta nova ‘onda’ que invadiu o Brasil em meados de 2012 e se tornou quase que uma primeira opção de abrir um novo negócio.
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
Tirando o significado nú e cru do significado do termo Empreendedorismo, vimos que nada mais é do que ser dono ou abrir um negócio, uma empresa ou apenas uma relação comercial com fortes vínculos lucrativos. Empreender hoje é como ser dono do seu próprio nariz, nascendo a partir do âmago uma ideia, uma aspiração de um projeto e tornando-do realidade em pouco tempo.

Mas para ser empreendedor o que é preciso fazer? Algum curso? Comprar algo? Pagar Algo?

Carlos Xandelly

“…ser um empreendedor é algo fácil e rápido, o duro e a real dificuldade é se manter vivo e sustentar seus anseios e angariar fundos para tornar em vias de fato este sonho uma doce realidade cotidiana…”

Sei que existem centenas de dúvidas ainda sobre como começar ou até mesmo sobre qual segmento escolher, porém nestes primeiros momentos falarei de forma mais ampla em um conteúdo mais específico às pessoas que já são Empreendedores e estão tomadas por alguma dúvida ou problema financeiro. Ao meu ver, ser um empreendedor é algo fácil e rápido, o duro e a real dificuldade é se manter vivo e sustentar seus anseios e angariar fundos para tornar em vias de fato este sonho uma doce realidade cotidiana.
Sabe, falar sobre Empreendedorismo não é tão difícil quanto parece, ainda mais quando se tem uma larga expertise e experiência de vida, acompanhando tendências e também por estar ligado diretamente a eventos tecnológicos e palestras para dezenas de fabricantes ao longos destes últimos 10 anos.
A dificuldade que notei na maioria dos denomiados ‘coaching’ é que a maioria deles bate fortemente em cima da mesma tecla e incentivam ‘apenas’ e tão somente o ato de Empreender e nada mais. Não mostrando o caminho das pedras e tão pouco mencionando a enorme dificuldade em manter e sustentar um negócio no mercado brasileiro tão conturbado e cheio de nuances.
As mudanças devem ocorrer e são necessárias ao meu entender que além de incentivar e criar o desejo de empreender é preciso dar sustento e deixar as pedras no caminho mais suaves, afinal existem centenas de milhares de ótimos e excelentes projetos que na maioria das vezes perdem rumo e ficam a ver navios…. acabam desistindo de fomentar o projeto e torná-lo realidade em vias de fato. A verdade seja dita: no mercado brasileiro é muito difícil angariar fundos e celebrar boas parcerias, porém não é por isso que este projetos precisam terminar num fundo de uma gaveta.

Existem alguns sites que possuem um vínculo e proposta de fazer a ‘ponte’ entre o novo empreendedor ou startup e investidores, mas como não possuo experiência de uso ou de conhecimentos viáveis, prefiro não optar por indicar, pode até ser que sejam úteis e válidos, mas prefiro me resguardar do que uma indicação mal feita ou sem embasamentos cabíveis.

Notório seja o Grande Brasil ! De idéias, de projetos e de mentes brilhantes, nossa população é ativa e não mede esforços para tentar viabilizar uma ideia e faze-la sair do papel, particularmente acrdito que nos próximos meses e anos aconteça um grande ‘buumm’ – aumento radical – no segmento de tecnologia e derivados tecnológicos, e isto sensibilizará investidores e fornecedores de créditos para ajudar a colocar estes projetos em prática e também em encubudoras sustentáveis economicamente.

Nos próximos artigos, levarei relatos e diversas histórias e cases de sucesso, bem como falar sobre o empreendedorismo e as experiências adquiridas ao longos destes últimos anos em minhas palestras e em minhas andanças pelo enorme Brasil.

Nos encontramos em breve em um novo artigo, feito com muito carinho… espero que possa ajudar vários amigos a encontrarem rapidamente seu sustento e colocar todo seus anseios e sonhos em realidade.

Pro Alto e Enter !

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações