Há inúmeras ferramentas que ajudam a entender o comportamento dos usuários dentro do site. Eles possibilitam o direcionamento de ações, estratégias pontuais, além de melhorar e deixar mais o intuitivo o layout das páginas. Nesse sentido, torna-se indispensável entender como analisar o site com o Heatmap ou Mapa de Calor.
Esse tipo de programa foi pensado justamente para apontar métricas, informações e dados que geram mais conversões – entre outros benefícios. Além disso, também possibilitam a análise do que precisa ser corrigido. Abaixo é possível entender, como analisar o site com o Heatmap ou Mapa de Calor de forma assertiva e dinâmica.
https://www.legions.biz/blog/heatmap-analisar-site/
O que é o Mapa de Calor/Heatmap?
Mapa de Calor (ou do inglês original ‘Heatmap’), é um programa desenvolvido ainda na década de 90 que mostra o comportamento dos usuários dentro de um site.
Assim, é possível coletar uma série de dados e informações sobre como as pessoas navegam por suas páginas através de uma escala de cores. É preciso elencar que as tonalidades podem variar de acordo com cada programa, mas sempre utilizam uma escala média e uniforme – que vem acompanhado de uma ‘legenda’ do mais frio ao calor.
O espectro é basicamente representado do frio (roxo, passando para o azul escuro até o claro) que é o local de pouca interação, intermediário (verde e amarelo-esverdeado), mostra uma interatividade média na página; e o calor (do amarelo até o vermelho), onde estão mais concentradas as ações dos usuários. Contudo, como dito acima, podem variar de acordo com o programa.
Os locais são indicados, como o nome aponta, pelas cores desse mapa de calor que mostra, principalmente:
– O direcionamento do cursor do mouse enquanto elas estão navegando;
– Onde, como e quantas vezes clicam em elementos dentro da página;
– Qual posição da página eles permanecem o maior tempo;
– O tempo de resposta para ações, como o Call-To-Action (CTA);
Índices de rejeição em determinados elementos;
Links que são clicados (e quais não são).
Tipos de mapa de calor
As principais ferramentas do gênero são:
Click maps: o calor indicará quais são os cliques realizados nas páginas do site;
Scroll maps: determina em que ponto da página o usuário voltou, saiu ou escolheu outra seção do site;
Hover maps: informações sobre as direções, pontos e rolamento do cursor do mouse dentro das páginas;
Recording maps: dão um direcionamento específico de acordo com a navegação de cada usuário.
Como analisar o site
Basicamente, se desejam saber como analisar o site com o Heatmap ou Mapa de Calor, precisa entender previamente que a ferramenta é intuitiva e fácil de utilizar. Ou seja, apesar de precisar de um acompanhamento no início, poderá ser gerenciada de forma autônoma em pouco tempo.
Dessa forma, poderão integrar as funcionalidades ao site com passos e etapas bem claras:
De início é preciso ter as ferramentas que deseja, como as listadas acima, para integrar ao site. Esta etapa pode ser feita por um código que vem integrado ao heatmap escolhido, geralmente incluído na tag
Website: https://www.legions.biz/