Home Empreendedorismo Atrasos na liberação de carga em Guarulhos comprometem serviços e lotam terminais, alerta SINDASP

Atrasos na liberação de carga em Guarulhos comprometem serviços e lotam terminais, alerta SINDASP

por admin

Um dos termômetros da movimentação no país, Viracopos registrou em janeiro alta na importação, atingindo 36,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 10,9 mil toneladas. Já a exportação avançou 63,9% no mês de janeiro em relação ao mesmo mês de 2020 – antes mesmo da pandemia, com um total de 5,8 mil toneladas de carga.

Embora Guarulhos não tenha divulgado seus números, de acordo com o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – entidade que representa a categoria responsável por cerca de 95% das operações de comércio exterior brasileiro – os atrasos estão em níveis intoleráveis no terminal. “Estamos monitorando todos os tempos e chegamos em um momento de prazos inadmissíveis para quem opta pelo modal aéreo e, por isso mesmo, quer agilidade para retirar sua carga”, revela Marcos Farneze, presidente do SINDASP.

A assessoria de imprensa do aeroporto de Guarulhos explicou ao Portal LogNews que o fenômeno de crescimento “súbito e inesperado” da carga, ocorrido em fevereiro, é atribuído ao fechamento de fronteiras em todo o mundo por conta da pandemia. Segundo a assessoria, o fluxo de pessoas está limitado e para a carga aérea não há nenhuma restrição. Por isso, essa migração desse transporte de mercadorias, informou a assessoria, dando como exemplo a relação atual desse fluxo com os EUA.

Além disso, a assessoria informou ainda que ocorreram dois voos cargueiros, para o setor automotivo, realizados em um avião de passageiro, motivado pela pandemia e o fechamento de fronteiras – que resultou na queda da oferta de voos e, por consequência, na diminuição na capacidade de transportar carga na “barriga” de jatos de passageiros. Foram duas grandes operações, pela Cia. Aérea holandesa “TUI”, com peças automotivas, utilizando o Boeing 787 no transportando de autopeças.

A GRU Airport – Concessionária que administra o Aeroporto – divulgou medidas emergenciais, que, todavia, ainda não surtiram o efeito desejado. “Nada mudou. Esse atraso já causa impactos chegando, inclusive, ao ponto de não localizarem cargas nos Terminais”, finaliza Farneze.

O SINDASP divulgou alguns problemas identificados, desde a chegada até a entrega da carga, sendo que os principais são:

Armazém de exportação
• Atraso no agendamento de recebimento das cargas;
• Atraso na entrega das cargas para as Cias. Aéreas;
• Cargas não localizadas no armazém de exportação;

Armazém de importação
• Atracação – atrasos de mais de 24 horas, sem considerar finais de semana;
• Atrasos nas informações do Mantra, de presença de cargas e outros do gênero;
• Problemas nas armazenagens – demora de até 5 horas para o cálculo de armazenagens;
• Cargas não localizadas no armazém de importação;
• Falta horário para agendamento no sistema CMS;
• Atraso na entrega e liberação das cargas agendadas, média de 12 horas,

Website: http://www.sindaspcg.org.br

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