Encontrar o espaço ideal para instalar uma empresa é um obstáculo para muitos empresários que estão começando na carreira como empreendedor ou até mesmo para quem possui anos de experiência na área e está interessado em expandir o negócio. A assertividade na escolha do ponto comercial está entre os fatores essenciais para o sucesso de vendas de uma empresa, por isso, é comum que esse assunto gere dúvidas, já que ninguém quer errar em uma decisão tão importante.
De acordo com dados do IBGE, o Brasil verificou um crescimento populacional de 9% nos últimos dez anos. Por outro lado, no mesmo período, a frota de veículos elevou-se em 77%, segundo dados da ONG Mobilize Brasil. Infelizmente, boa parte dos municípios não se preparou para essa evolução e, hoje em dia, é normal a ocorrência de problemas como falta de estacionamentos, congestionamentos, passeios curtos para um grande fluxo de pessoas e falta de urbanização para receber não apenas lojas, mas também, imóveis residenciais.
Diante desse cenário, os desafios para encontrar o ponto comercial ideal aumentaram, exigindo do empresário conhecimento e paciência para tomar a decisão certa. Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ , plataforma especializada em anúncios de compra e venda de empresas e pontos comerciais, diz que, mesmo com as adversidades é possível se instalar em uma loja que atenda as necessidades do empreendimento. “Diante desse contexto, a escolha da localização do ponto comercial na hora de empreender um negócio é cada vez mais importante”.
Felippe destaca que o negócio deve funcionar em uma região onde está presente o público-alvo da empresa, portanto, o proprietário deverá definir para quem ele quer vender e identificar onde estão essas pessoas. Quanto mais perto do consumidor, mais fácil será fazer a venda, pois as pessoas estão buscando cada vez mais por comodidade. O especialista ainda ressalta que não existe um ponto comercial padrão para todas as empresas. A localização vai depender das características do negócio e, principalmente, das expectativas dos clientes. “Se estamos falando de um comércio de roupas, por exemplo, é interessante alojá-lo em pontos com grande fluxo de pessoas, auxiliando na visibilidade da loja. Mas, se estamos falando de um setor de vendas de convênio odontológico, uma das opções seria alugar ou comprar uma sala em um prédio ou galpão comercial.”, explica o analista.
Definida a região onde vai instalar o seu negócio, o empresário deve partir para um novo processo de análise. Desta vez, ele deve avaliar a visibilidade da loja para os consumidores, tanto para quem passa em um veículo ou a pé. Felippe Ferreira recomenda evitar pontos onde a visibilidade da vitrine ou fachada seja atrapalhada por postes, árvores ou até ponto de ônibus.
Na sequência é preciso considerar a acessibilidade. Neste contexto, a orientação é evitar locais onde não há estacionamento ou o tráfego de veículos seja intenso ao longo do horário comercial, impossibilitando uma parada rápida. Além disso, a acessibilidade também se refere à entrada da loja, que deve ser acessível a todo público, especialmente para as pessoas que têm alguma deficiência.
Segundo Felippe, há, ainda, outros fatores decisivos como o espaço físico do imóvel. “É fundamental que o empreendedor e a empreendedora encontrem imóveis que atendam às necessidades da loja e que também se preocupem com as condições comerciais e o perfil de vizinhança”. Para diminuir as possibilidades de erro na escolha do ponto comercial, o especialista orienta realizar uma pesquisa ampla e uma avaliação criteriosa desses fatores listados. A partir deste trabalho, o empresário poderá ter melhores condições de fazer uma boa escolha para alcançar o sucesso de vendas.
Dessa forma, além de todo o planejamento para implementação de um bom negócio , é fundamental que o empreendedor invista seu tempo buscando o ponto comercial ideal para implementar a empresa.
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