O Porto de Vitória, no Espírito Santo, é o destino de uma carga superdimensionada com mais de 70 toneladas embarcada na Coreia do Sul, que chega no Brasil neste mês de maio. Movimentada em um navio “break bulk” pela Allog, empresa especializada em logística internacional, a carga projeto é composta de peças e equipamentos de forno para serem utilizados em uma indústria de fusão não ferrosa e resíduos perigosos.
Conforme Carlos Souza, gerente da divisão de cargas projeto da Allog, a logística de cargas superdimensionadas e “heavy lift” demanda uma operação especializada. “O transporte exige um estudo específico sobre todas as etapas da vigem, desde o ponto de saída no fabricante, descarga do navio, movimentação dentro do porto, transporte em veículos especiais, licenças para trafegar em rodovias federais e posicionamento final da carga na fábrica do importador”, destaca o gerente.
Por se tratar de um conteúdo superdimensionado, mas considerado leve, a peação correta que respeite os centros de gravidade para mantê-la estática é uma das principais exigências para a movimentação. A Allog atende a demanda de todos os tipos de clientes e frequentemente opera cargas heavy lift e de grandes tamanhos. “Estas cargas demandam uma logística específica, levando em conta suas exigências. Dessa forma não basta somente contratar um agente de cargas para efetuar a operação, é necessário trabalhar com uma empresa que tenha o know-how exigido. Caso contrário, os custos serão maiores que os lucros para todos os envolvidos”, completa Carlos.
SAIBA MAIS:
– Carga: maquinário com 619 metros cúbicos
– Embarque em navio de Break Bulk
– Porto de origem: Masan (Coréia do Sul)
– Destino: Porto de Vitória (Brasil)
– Peso das cargas total: 73 toneladas
Website: http://www.allog.com.br