Exibição dos links na lista à esquerda da página de buscas proporcionou aumento de 17% nas taxas de click-through (CTR), enquanto o custo por clique (CPR) dos anunciantes subiu apenas 2,1%
São Paulo, maio de 2016 – Em prática desde fevereiro, a decisão do Google de remover os anúncios localizados no lado direito do mecanismo de busca fez com que muitos anunciantes SEM – modalidade paga para a promoção de links patrocinados – ficassem preocupados com o impacto disso em seus custos. Entretanto, as empresas que mais investem nesse tipo de exposição estão realmente se beneficiando dessa remoção, segundo levantamento do Adobe Digital Index (ADI).
Essa retirada do inventário do lado direito resultou num aumento de 17% na taxa de click-through (CTR) dos anúncios posicionados nos primeiros quatro espaços e um aumento de 39% no CTR de anúncios ranqueados no primeiro espaço da página. Enquanto isso, o custo por clique (CPC) aumentou apenas 2,1%. A análise do ADI contemplou 2,1 bilhões de impressões anônimas e agregadas de anúncios no mecanismo de busca (sem contar os anúncios de listagem de produtos) por meio da solução Adobe Media Optimizer, que integra a plataforma Adobe Marketing Cloud.
Tendo em vista que os espaços para anúncio em dispositivos móveis já eram limitados, a mudança realizada em fevereiro só impactou os anúncios em desktops, que representaram 58% das impressões totais no primeiro trimestre de 2016. Com a mudança, apesar da redução de 30% no número de espaços para anúncios pagos no Google, as impressões tiveram uma queda de apenas 10%, de acordo com o ADI.
“Apesar de o número total de espaços ter diminuído, a queda de apenas 10% nas impressões pode indicar que o Google está se alinhando a uma experiência melhor para o cliente. Esses anúncios provavelmente eram muito pouco clicados ou até mesmo ignorados pelos clientes em comparação aos anúncios em espaços no topo da página, e talvez tenha chegado um momento em que esses anúncios estavam só poluindo a página,” disse Becky Tasker, analista de gerenciamento do Adobe Digital Index.
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Sobre o Adobe Digital Index
O Adobe Digital Index publica pesquisas sobre marketing digital e outros temas de interesse para altos executivos de marketing e e-commerce em todos os setores. A pesquisa é baseada na análise dos dados selecionados, anônimos e agregados de mais de 4.500 empresas em todo o mundo que usam a Adobe Marketing Cloud para obter dados acionáveis e análises de atividade em seus sites. A margem de erro da Previsão de Compras Online 2015 é de 3%, com um nível de confiança de 90%.