Nem mesmo as incertezas econômicas provocadas pela pandemia de covid-19 nos últimos meses alterou a estratégia mais arrojada dos investidores brasileiros. É o que mostra o levantamento da Fliper, plataforma que agrega todos os investimentos do usuário de forma automática e gratuita, com os ativos preferidos em setembro.
Primeira colocada na preferência dos usuários desde o início da doença, em março, as ações mantêm a liderança. Agora, esse investimento representa 34,33% de todas as alocações na plataforma. No último ranking, elaborado em julho, detinha 33,61% do total.
A variação foi mínima para todos os ativos. A renda fixa pós-fixada e os fundos multimercados tiveram uma leve queda em relação à pesquisa anterior. Agora, possuem, respectivamente, 21,26% e 17,06% – antes, o percentual era de 22,09% e 19,16%. Completam o top 5 de ativos: fundos imobiliários, com 8,32% (eram 8,47%), e renda fixa indexada à inflação, com 7,43% (antes, 7,59%).
A lista dos investimentos preferidos dos brasileiros também contempla: renda fixa prefixada, com 3,72% (3,8%); conta corrente, com 3,35% (3,31%); dólar, com 2,78% (1,53%); e ouro, com 1,75% (0,44%). Os valores em parênteses remetem ao percentual identificado no levantamento realizado em julho de 2020.
A Fliper também levantou os ativos preferidos dos brasileiros em diferentes categorias em setembro. Confira:
Ranking de ativos (geral)
Tesouro Selic
CDB DI
ITSA4 (Itaúsa)
PETR4 (Petrobras)
Tesouro IPCA+ 2035
Ranking de renda fixa
Tesouro Selic
CDB DI
Tesouro IPCA+ 2035
Trend Pós-Fixado RF Simples (XP)
Poupança
Ranking de fundos multimercados (FIM)
Kapitalo Kappa
Bahia AM Marau
Legacy Capital
Gripen Advisory (SPX Nimitz)
Verde AM Scena
Ranking de ações
ITSA4 (Itaúsa)
PETR4 (Petrobras)
VVAR3 (Via Varejo)
BBAS3 (Banco do Brasil)
BBDC4 (Bradesco)
Ranking de fundos de ações (FIA)
Alaska Black
Equitas Selection
Brasil Capital 30
Constellation Institucional
Moat Capital
Ranking de fundos imobiliários (FII)
XPLG11 (XP Logística)
XPML11 (XP Malls)
VISC11 (Vinci Shopping Centers)
HGLG11 (CSHG Logística)
BCFF11 (BTG Fundo de Fundos)
O levantamento tem cunho apenas informativo e não se trata de recomendações de investimentos. Ações, fundos imobiliários e multimercados envolvem ativos de renda variável e têm riscos de perda.
“Mesmo com as incertezas da pandemia, o cenário macroeconômico com taxa de juros no menor patamar histórico propicia maior ousadia dos investidores brasileiros, buscando retornos maiores do que a renda fixa, além de ampliar o investimento em ativos de proteção, como o dólar”, afirma Walter Poladian, CFP®, sócio-fundador da Fliper.
A pesquisa foi feita em cima da base de usuários do app da empresa, totalizando mais de 150 mil contas de investimentos e R$ 15 bilhões de patrimônio mapeado. Criada em 2018, a Fliper consolida investimentos de corretoras e bancos de forma automática, além de mostrar gráficos de rentabilidade da carteira e evolução do patrimônio, entre outras funcionalidades.