O posicionamento de marca é o que caracteriza e diferencia uma empresa em relação aos seus concorrentes. Ele está muito mais relacionado à imagem que os consumidores têm da marca do que ao produto ou serviço em si.
No entanto, a empresa somente conseguirá criar uma imagem e ser lembrada se tiver um posicionamento bem definido. Isso significa ser capaz de comunicar de forma clara qual a sua proposta e para que público ela é destinada.
Importância do posicionamento de marca
Em tempos de crise, a necessidade de manter a marca forte e lembrada é ainda mais importante, independentemente do porte da empresa ou setor de atuação. Para ter sucesso nesse desafio, é preciso conhecer bem todos os pontos que podem influenciar no negócio. Nesse sentido, algumas ações fundamentais a serem tomadas são as seguintes:
1. Identificar o público-alvo
Um erro que muitos varejistas cometem é tentar atuar em várias frentes ao mesmo tempo. Oferecer a melhor qualidade com o menor preço, manter todo o tipo de estoque para atrair diversos perfis de consumidores, são alguns exemplos de estratégias sem foco e, quase sempre, sem sucesso.
Por isso, a primeira coisa a se fazer para trabalhar o posicionamento é identificar o público-alvo. Somente dessa forma é possível saber quais as expectativas e necessidades dos clientes e, a partir disso, fixar a marca em sua memória.
2. Estabelecer conexão com os valores desse público
Uma vez identificado o público-alvo, é hora de conectar com os seus valores e percepções. Quando se fala em posicionamento de marca, há mais coisas em jogo do que qualidade e preço.
Valores sociais, preocupação com o meio ambiente, consumo consciente, são alguns exemplos de aspectos que devem ser considerados, pois influenciam muito a forma como a marca é vista e lembrada pelas pessoas.
3. Analisar a concorrência
Outro ponto importante é conhecer e acompanhar os movimentos da concorrência.
Saber como os outros players se relacionam com os clientes e de que forma o público percebe as suas ações contribui para traçar estratégias de marketing de sucesso. Por meio dessa observação é possível identificar pontos que, eventualmente, necessitem de correção, e isso fará com que a marca se destaque entre a concorrência.
4. Entender como o mercado reconhece a marca
Um bom posicionamento de marca não está ligado, necessariamente, à liderança do mercado.
Um exemplo muito utilizado para ilustrar isso é a campanha realizada pela Pepsi há alguns anos no Brasil. Ao criar o famoso comercial “pode ser?”, a empresa desistiu de se igualar à principal concorrente e, finalmente, assumiu a sua posição no mercado. Ao reconhecer as suas limitações, a Pepsi fez com que a sua marca ficasse mais clara na mente do consumidor e, consequentemente, passou a ser mais lembrada por todos.
5. Agregar valor
Embora o objetivo de todo negócio seja gerar lucro, nem sempre o cliente estará disposto a comprar. Por isso, é importante desenvolver outras formas de fixar a marca na lembrança dos consumidores.
Uma boa maneira de fazer isso é oferecendo conteúdo gratuito e educativo. Há diversas formas e canais que podem ser utilizados para esse objetivo.
A Visual Super disponibiliza no blog diversos conteúdos gratuitos para supermercados, que podem auxiliar no dia a dia do negócio.
Posicionamento de marca em tempos de crise
Todas as ações relacionadas acima tornam-se ainda mais importantes em tempos de crise. A pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo que causou danos extremos à economia global, trouxe a oportunidade de fortalecimento de marcas que demonstraram engajamento com a saúde e preocupação com o bem-estar dos clientes.
Marcas responsáveis conquistam o público. Isso gera credibilidade junto aos consumidores e contribui para um bom posicionamento junto à concorrência.
Website: https://visualsuper.com.br/