Home Empreendedorismo A Ford testa o eCall tecnologia de “abre caminho”

A Ford testa o eCall tecnologia de “abre caminho”

por Paulo Fernandes Maciel
Pessoa dirigindo utilizando o eCall

A Ford testa o A Ford testa o eCall o seu “abre caminho” a tecnologia para abrir “corredor de emergência” no trânsito

A Ford está testando uma nova tecnologia de veículos conectados em parceria com a Vodafone em Dusseldorf, na Alemanha, que alerta os motoristas quando há um acidente à frente, momentos depois dele acontecer.

Pessoa dirigindo utilizando o eCall

O sistema também pode avisar quando os veículos de emergência estão chegando e para que lado da pista os carros devem desviar para dar passagem.

 

Conheça eCall o “abre caminho” da Ford

 

Confira no vídeo do eCall.

O sistema é projetado para os carros de bombeiros, polícia e ambulâncias chegarem mais rápido ao seu destino, criando um “corredor de emergência”.

Ele faz parte do projeto de mobilidade chamado KoMoD, que conta com um fundo de 15 milhões de euros para teste de novas tecnologias de carros autônomos e conectados.

Para as vítimas de um acidente de trânsito, a agilidade no atendimento pode significar a vida ou a morte

– segundo os especialistas, o índice de sobrevivência pode aumentar até 40% se ele for feito apenas 4 minutos mais rápido.

Infografico - Corredor de Emergência eCall

Direção autônoma

“A direção autônoma e conectada é uma das principais tecnologias do futuro.

A Ford tem uma longa história no desenvolvimento da comunicação de veículos com a infraestrutura de trânsito e entre veículos, que pode contribuir para melhorar a segurança e a eficiência viária em todo o mundo.

Os testes em Dusseldorf trarão dados decisivos para avançarmos ainda mais nessa área, junto com a Vodafone e outras empresas parceiras.”

Diz Gunnar Herrmann, CEO da Ford na Alemanha.

O equipamento com a tecnologia eCall

Chama a emergência

A tecnologia inclui um botão SOS no carro, o “eCall”, que permite chamar automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente.

Quando todos os veículos estiverem conectados por redes móveis e modems, ele terá ainda a função “eCall Plus” para comunicar o acidente aos motoristas localizados a até 500 metros.

Os veículos de emergência também vão gerar o mesmo tipo de aviso e terão telas para orientar os motoristas a formar o “corredor de emergência”.

Nas vias de duas pistas os “corredores de emergência” são criados no meio delas, com os motoristas desviando para os lados.

Onde há mais de duas pistas, o corredor deve ser formado entre a pista da extrema direita e a do lado (ou ao contrário, em países que têm a direção do lado direito).
Porém, mesmo em países onde essa regra já é lei, muitos não a seguem.

Uma pesquisa na Alemanha mostrou que quase metade dos motoristas não sabe como formar um “corredor de emergência”.

 

Veículos comunicantes

A nova tecnologia complementa outro recurso, o Aviso de Veículo de Emergência, que a Ford também está testando no KoMoD.

Com ele, a ambulância, carro de bombeiros e de polícia informam diretamente aos motoristas próximos a sua localização e distância, o que ajuda principalmente em cruzamentos, onde os motoristas não sabem direito de onde vem a sirene.
“A revolução digital está trazendo avanços que podem ajudar a salvar vidas em nossas estradas”, diz Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone Alemanha.

“Quando os carros se comunicam entre si, as equipes de resgate encontram caminho aberto para levar ajuda no momento certo.”
A Ford também vai testar no KoMoD outras tecnologias que mostram o potencial dos veículos conectados, como o Sistema de Assistência para Semáforos, que mostra a programação dos sinais à frente.

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA.

A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade.

A Ford emprega aproximadamente 201.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com..

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações