Home Educação Seletiva do Campeonato Mundial dos Alunos Criativos acontece agora em dezembro

Seletiva do Campeonato Mundial dos Alunos Criativos acontece agora em dezembro

por admin

As escolas estão cada vez mais incorporando novas tecnologias no seu dia a dia com o objetivo de oferecer oportunidades para que seus alunos possam explorar e experimentar ideias criativas, com abordagens mais originais. A tecnologia deve levar o aluno a ser um pensador criativo, se desenvolvendo por meio de trabalhos que envolvam a experimentação de novas formas de se relacionar com o resto do mundo.

As escolas e professores  precisam refletir sobre o processo educacional para poder apoiar e praticar projetos orientados por uma participação ativa e criativa da turma em classe. A escola deve fazer parte deste novo mundo, onde a tecnologia se tornou parte integrante da vida moderna.

Segundo o último censo do IBGE de 2010, a população brasileira é majoritariamente jovem, sendo que 52% tem entre 14 e 29 anos e mais de 80% deles vivem em áreas urbanas. É também uma juventude diversa em uma perspectiva étnico racial: quase 50% deles se declara negro ou pardo, enquanto 34% se declara branco.

Algumas iniciativas premiam jovens estudantes de todos Brasil que interferem para melhor suas cidades, escolas e comunidades. Os projetos selecionados são uma pequena amostragem de uma juventude que, contrariando o senso comum de uma faixa etária de pouca ação, está engajada na construção de um mundo mais justo

Uma das iniciativas é o Campeonato Mundial dos Alunos Criativos. Em 2021, foi realizada a primeira seletiva com tecnologias Adobe. Foram 52 inscritos de 6 estados brasileiros, e a Seletiva aconteceu simultaneamente em São Paulo, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campinas e Cascavel.

Foram classificados os alunos: Gustavo Oliveira, de Goiânia GO, na categoria Adobe Illustrator; e Jessica Cruz, de Sumaré SP, na categoria Adobe Photoshop.

O ACA World Championship 2021, em seu oitavo ano atraiu mais de 130 competidores vindos de 65 países diferentes, e pela primeira vez contou com a participação do Brasil, e já com a premiação de vice-campeão mundial para Gustavo Oliveira.

O feito histórico demonstra a força do aluno criativo nacional e abre portas para esses futuros profissionais no mercado internacional.

Voltado para estudantes de design, ilustração, publicidade, fotografia e artes, o campeonato tem como objetivo premiar os novos profissionais que se utilizam de técnicas possibilitadas pelas ferramentas.

Segundo Álvaro Venegas, diretor presidente do grupo ENG, parceiro oficial do evento: “Nosso objetivo inicial era apenas participar do campeonato com a nossa seletiva nacional, pois nas edições anteriores o Brasil não teve representante. E foi uma conquista maravilhosa que já em nosso primeiro ano tenhamos sido premiados com a segunda colocação mundial. Isso eleva nossas expectativas para a edição de 2022, quando teremos o objetivo a participação de 400 jovens, de pelo menos 20 estados brasileiros”. 

Para atrair ainda mais alunos para o campeonato, a ENG fará um evento com potenciais parceiros na próxima semana de forma on-line, e que contará com a participação de Instituições de Ensino Superior e Profissionalizante de todo o Brasil que queiram que seus alunos participem das próximas edições do evento.

“O feito histórico demonstra a força do aluno criativo nacional e abre portas para esses futuros profissionais no mercado internacional”. Comenta Álvaro.

A Certiport é a empresa que organiza a competição Mundial, que vai acontecer em fins de julho de 2022 na Califórnia, USA.

Serviço: Seletiva brasileira do Campeonato Mundial dos Alunos Criativos

As inscrições para o evento de dezembro de 2021 – On-line dirigentes de Instituições de Ensino: https://www.eng.com.br/aca

Website: http://www.eng.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações