John Deere anuncia trator autônomo na CES 2022
A John Deere anunciou o primeiro trator autônomo que está pronto para a produção em larga escala durante uma conferência na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronic Show (CES). A máquina combina o trator 8R da John Deere, subsolador habilitado da TruSet, sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas. A companhia prevê que a máquina autônoma estará disponível para os agricultores ainda este ano, se tornando a primeira empresa a disponibilizar este tipo de inovação aos clientes.
Máquina está preparada para a produção em larga escala e deve chegar ao mercado no final de 2022
“A automação deixou de ser um conceito, ela se tornou uma prática da revolução na agricultura. A John Deere está pronta para auxiliar o agricultor a desbloquear a sustentabilidade e a eficiência das operações”, afirma Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere para América Latina.
O trator autônomo tem um propósito específico: ajudar a alimentar o mundo. Espera-se que a população global cresça de 7,8 bilhões para quase 10 bilhões de pessoas até 2050, aumentando a demanda global de alimentos em 50%. Os agricultores terão de produzir mais sem necessariamente abrir novos espaços. Além disso, os produtores rurais buscam constantemente por mão de obra qualificada, e têm que trabalhar com as variáveis inerentes à agricultura, como mudanças nas condições climáticas, variações na qualidade do solo e a presença de ervas daninhas e pragas. Todos esses fatores afetam a capacidade de cultivar durante as épocas mais importantes do ano.
Detecção de obstáculos 360
Para otimizar as produções, o trator autônomo possui seis pares de câmeras estéreo, que permitem a detecção de obstáculos em 360º e o cálculo da distância. As imagens capturadas pelas câmeras passam por uma rede neural profunda que classifica cada pixel em aproximadamente 100 milissegundos e determina se a máquina continua se movendo ou para, dependendo se um obstáculo é detectado. O trator autônomo também verifica continuamente sua posição em relação a uma geocerca, garantindo que esteja operando onde deveria e com menos de uma polegada de precisão.
Trator autônomo trabalha 24 X 7
“Com esta inovação, o produtor conseguirá otimizar as operações, trazer mais segurança e ser mais eficiente. A máquina está preparada para operar 24 horas, 7 dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada 8 horas em média. Com o desenvolvimento tecnológico, buscamos devolver ao agricultor um tempo precioso e melhorar a qualidade de vida daqueles que nos ajudam a alimentar, vestir e abrigar a população”, complementa Leibfried.
Mundo agro e o pareamento natural – máquna/máquina
Máquinas e equipamentos e implementos agrícolas, atuam ao pares no sistema operacional clássico; condutor/operador humano porem com as IAs logo veremos ser comum o pareamento inteligente entre máquinas e sistemas.
Haverá uma perfeita interlocução entre máquinas; com inteligências pareando com o pareamento máquina máquina, sendo mais comum do que possamos imaginar.
Caminhões, paream-se com colheitadeiras, tratores paream com plantadeiras, irrigadores, ainda que no sistema de tração como fazem com os arados e outros implentos.
Mas estamos vislumbrando o pareamento rápido, não só entre os componentes inteligentes internos mas entre as IA, das novas máquinas e implementos.
Paridade descomplicada entre as diversas telas e tecnologias trator/colheitadeira.
Pareamento facilitado e interação full time das Ias dos tratores e arados inteligentes:
Arados não só rasgam a terra (escanificando); são inteligentes, possuem gradação de profundidade; com discos que modulam não só no sentido vertical (altura); mas inclinam ou reclinam os discos/lâminas permitindo cortes em diversos graus; para uma perfeita normalização do solo.
Plantadeiras inteligentes, sulcam o solo com precisão na profundidade e larguras determinadas, e ainda “contam” a quantidade de sementes depositadas por ponto.
Irrigadeiras, graduam eletrônicamente a obturação (abertura) dos bicos possibilitando jatos menos ou mais potentes; e com módulos diferentes de irrigação se por jato ou sprayação.
Carretas reboque a evolução dos clássicos carros de bois e mobilizers; ainda que tracionadas, possuem sim sistema de basculação e ou tombamento controlado para descargas.
John Deere Operations Center Mobile
Para usar o trator autônomo, o agricultor só precisa transportar a máquina até o campo e configurá-la para operação autônoma. Usando o John Deere Operations Center Mobile (Centro de Operações), eles podem deslizar da esquerda para a direita para iniciar a máquina. Enquanto a máquina está funcionando, o agricultor pode deixar o campo para se concentrar em outras tarefas, enquanto monitora o status da máquina em seu dispositivo móvel.
John Deere Operations Center Mobile (Centro de Operações) fornece acesso; a vídeo ao vivo, imagens, dados e métricas e permite que o agricultor ajuste a velocidade, profundidade e muito mais. No caso de qualquer anomalia na qualidade do trabalho ou problemas de saúde da máquina; os agricultores serão notificados remotamente e podem fazer ajustes para otimizar o desempenho da máquina.
A coletiva de imprensa completa pode ser vista no site JohnDeere – CES.
.
Sobre a John Deere
A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes que estão revolucionando a agricultura e a construção; aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, abrigo e infraestrutura.