Escritório da companhia em São Paulo atendeu aos critérios do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e foi reconhecido por seu projeto que visa a preservação ambiental
O SAS Brasil, líder de mercado em soluções e serviços de inteligência analítica, conquistou a classificação Gold do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Commercial Interiors. Trata-se de uma rigorosa certificação de sustentabilidade para escritórios, concedida pela ONG americana USGBC (U.S. Green Building Council), na qual apenas sete empresas brasileiras foram contempladas até hoje.
A função do LEED é reconhecer os esforços de companhias para construir um ambiente saudável, ecológico e confortável para funcionários e clientes. A classificação é determinada pela avaliação de sete critérios, com pontuações distintas: eficiência do uso da água; materiais e recursos; energia e atmosfera; espaço sustentável; qualidade ambiental interna; inovação e processos; créditos de prioridade regional.
O layout do novo escritório do SAS, localizado no bairro do Itaim (SP), foi pensado para aproveitar a iluminação natural sem criar desconforto para quem fica próximo às janelas e evitar o uso excessivo do ar condicionado. Isso gerou uma redução de energia de cerca de 20%, em comparação ao consumo na sede anterior. Além disso, aproximadamente 65% dos resíduos gerados durante a reforma foram direcionados para reciclagem, reutilização e outros destinos sustentáveis.
Outro ponto de destaque foi a economia de água com a instalação de arejadores nas torneiras, o que permitiu diminuir a vasão de água de 8L/min (padrão) para 1,8L/min. Se somado a utilização de água não-potável para banheiros e copa, a redução obtida foi de 46% no índice utilizado pela LEED.
“Nos empenhamos muito para conquistar esta certificação. O projeto do novo escritório foi cuidadosamente desenhado, visando a modernização, preservação ambiental, satisfação e qualidade de vida dos nossos funcionários. E esses temas são respeitados em todos escritórios do SAS ao redor do mundo”, afirma Ednalva Costa Vasconcelos, diretora de finanças – Cone Sul do SAS.
“Mas o ponto essencial desse prêmio foi o engajamento dos funcionários e visitantes, que participaram efetivamente do nosso programa de educação ambiental e incorporaram as práticas sustentáveis nas suas rotinas”, conclui Ednalva. Além do Brasil, apenas a sede da empresa, localizada em Cary (EUA), detém a certificação Gold.
Sobre o LEED:
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.
A Certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos (nível certificado) a 110 pontos (nível platina).
Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços de inteligência analítica e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em 55.000 instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, através da tomada de decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS vem dando aos clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento). www.sas.com/br<http://www.sas.com/br>
No Brasil, desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 180 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.