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Certificado digital ajuda contribuintes no acompanhamento de suas declarações do Imposto de Renda

por Plantão da Redação
Declarar dependentes

A Receita Federal libera hoje, dia 15 de agosto, o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012. Os contribuintes que tiveram a sua declaração retida na base de dados da Receita, por conta de alguma pendência ou divergência nas informações, podem consultar um extrato detalhado usando o Certificado Digital ICP-Brasil e, com rapidez e sem sair de casa ou do escritório, fazer as correções necessárias que poderão livrá-lo da malha fina. “Nessa hora, o seu e-CPF representa uma conveniência muito grande”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, empresa especializada em Certificação Digital.

Usando o e-CPF, o contribuinte pode acessar, no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal, sem necessidade de cadastro prévio e geração de código, o extrato detalhado do processamento da sua declaração do IR. Com seu certificado digital em mãos, o contribuinte consegue na hora, verificar as informações divergentes e, se for o caso, por exemplo, providenciar as correções para normalizar o processamento.

Além de permitir a retificação da declaração do IR sem precisar fazer cadastros, há uma série de outras consultas e serviços disponíveis no portal e-CAC que podem ser realizados exclusivamente mediante uso de certificado digital. Entre eles, inscrição, alteração e consulta de Matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS); opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE); atualização de endereço, inclusão de dados não informados na inscrição e consulta aos dados cadastrais no CPF (Cadastro de Pessoa
Física); acompanhamento de situações fiscais.

A certificação digital confere segurança máxima e validade jurídica às operações no ambiente eletrônico, desmaterializando os processos, gerando economia e facilitando o dia a dia de todos. E os contribuintes Pessoa Física podem desfrutar dessas facilidades, não só para o envio de sua declaração, mas principalmente para acompanhar o seu processamento.

A Boa Vista oferece um sistema ágil para a obtenção do certificado digital, com ótimo custo-benefício, e não interpõe prazo para utilização do certificado após a validação presencial. A emissão de certificado digital pela Boa Vista Serviços é concluída em cerca de 20 minutos e o cliente pode usá-lo no instante seguinte, se precisar.

A aquisição do certificado pode ser feita pelo site www.boavistaservicos.com.br/certificadodigital[1] ou pelo telefone 0800-701 78 87. Nos dois casos, o cliente faz a compra do certificado e escolhe o melhor dia e horário para a validação presencial. Ao fazer a compra do certificado digital, seja pelo website, seja por
televendas, o cliente recebe um e-mail com a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial.
Comparecendo ao ponto de atendimento, munido dos documentos obrigatórios, o cliente já sai com o certificado pronto para ser utilizado de imediato. Para a comodidade dos seus clientes, a Boa Vista disponibiliza 16 pontos de atendimento na capital paulista e soma no estado de São Paulo cerca de 100 endereços com essa finalidade. Há também postos de atendimento em Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador.

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