Home Ecoverde Respostas para o Amanhã 2020: estudantes do Ceará são os vencedores da sétima edição do programa

Respostas para o Amanhã 2020: estudantes do Ceará são os vencedores da sétima edição do programa

por SimbiekJP

Robô semeador Vespertilho 01 vence o Desafio Respostas para o Amanhã 2020

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará, são os grandes vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã 2020.

Na sétima edição do programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O anúncio foi feito em evento online apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. Todos os resultados também estão divulgados no site oficial da iniciativa.

Projeto que desenvolveu um robô semeador para agricultura familiar foi o primeiro colocado como vencedor nacional do Respostas para o Amanhã 2020.

Confira no vídeo o desafio Respostas para o Amanhã 2020

O primeiro colocado entre os vencedores nacionais foi o projeto “Vespertílio 01- robô semeador projeto voltado para a agricultura familiar”.

Equipe que desenvolveu um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.

A iniciativa teve como objetivo oferecer benefícios para a agricultura familiar através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Além de prêmios já recebidos, como notebooks, e mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone Samsung, enquanto a escola levará uma Smart TV Samsung.

Confira também:

Prêmio Respostas para o Amanhã divulgará resultados da 6ª edição

Colégios de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram escolhidos por votação popular

E o resultado de 2020 comprova a capacidade dos jovens de Cascavel no desenvolvimento de soluções com experimentação científica e/ou tecnológica.

Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação:

O projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento.

O prêmio é uma Smart TV Samsung ao colégio e um tablet Samsung para cada estudante da equipe.

Os projetos repetem o feito que Cascavel atingiu em 2019, quando escolas da cidade também ocuparam os dois primeiros lugares do programa da Samsung.

Estímulo à criatividade

“O Prêmio Respostas para o Amanhã tem como objetivo estimular os jovens a desenvolverem criatividade para soluções de desafios da vida real, aprimorando habilidades para uma transformação social positiva.

O projeto desenvolvido pelos estudantes em Cascavel cumpre o objetivo do programa em atender a importante demanda local.

É mais um resultado inspirador e que nos orgulha ao longo de uma década de atuação da Samsung com Responsabilidade Social no Brasil;

Sempre guiados pela visão global ‘Together for Tomorrow! Enabling People’ para capacitar as futuras gerações a alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Compromisso dos educadores

“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável.

Em um momento de distanciamento social necessário, a equipe da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz encontrou caminhos para manter o trabalho coletivo e a investigação e a experimentação científicas como parte do processo educativo.

Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”.

Avaliou Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do CENPEC Educação, organização que realiza a coordenação técnica do Prêmio.

Projeto com base em grafeno ficou em terceiro no Respostas para o Amanhã 2020

Em 2020, a terceira colocação do Prêmio Respostas para o Amanhã foi de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife.

Que troxe o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”.

Que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais.

A escola ganhará uma Smart TV Samsung e cada aluno da equipe receberá um Smartwatch Active Samsung.

Menção honrosa

A comissão avaliadora do Prêmio Respostas para o Amanhã também decidiu fazer uma menção honrosa ao projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes:

Pitanga e Ipês”, no qual alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, região oeste do Paraná;

Que desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo.

Os 10 projetos finalistas desta sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã receberam mentoria online desde setembro, quando foram divulgados os 20 semifinalistas.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão, que avaliou com base em uma novidade nesta edição:

A Mostra Respostas para o Amanhã, realizada em 18 de novembro, quando as equipes apresentaram seus projetos.

Júri Popular

Além da comissão avaliadora, também houve votação popular, entre os dias 12 e 18 de novembro, para escolher três projetos, e os vencedores foram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, de Cascavel, no Ceará, que foi a grande vencedora nacional do programa em 2019 e;

Neste ano, ganhou no júri popular com o projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”;

que utilizou resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do tratamento da água;

A Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco, com o projerto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorrepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, que desenvolveu aromatizante e larvicida à base de canela e hortelã para combater o mosquito Aedes aegypti;

E Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com o projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis:

uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN”, que desenvolveram telhas com gesso e palha de coqueiro.

Prêmios em produtos Samsung

O troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” será entregue aos colégios eleitos pelo público, e cada um dos estudantes envolvidos no projeto ainda receberá um fone de ouvido Samsung Buds+. Foram mais de 88 mil votos.

Nas fases anteriores, cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas receberam um notebook Samsung, e os orientadores dos 100 primeiros projetos considerados aptos ganharam um Kit Arduino Samsung.

Respostas para o Amanhã 2020

Mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes somente nesta sétima edição. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

Iniciativa Samsung

Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições:

162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Curso STEM online

O aplicativo do Prêmio Respostas para o Amanhã, disponível para download na Play Store, também oferece o Curso STEM, totalmente online e gratuito. Em seis módulos, com carga horária total de 20 horas e direito a certificação, tem como objetivo auxiliar educadores a estimular alunos constantemente com a mesma eficiência do programa global da Samsung, utilizando uma abordagem atual e inovadora.

Aprendizado criativo e investigativo

O Curso STEM estimula o desenvolvimento de um ensino e aprendizado de ciências inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimentos. Assim, os módulos tratam de ensino de ciências no primeiro módulo e avanços focados em STEM nas etapas seguinte, falando sobre abordagem, projetos, aprendizagens, plano de projeto e avaliação.

Conteúdos facilmente acessáveis

É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada módulo nem prazo para realizar o curso, mas a abertura do módulo seguinte depende da finalização do anterior.

São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é auto formativa, sem mediador da aprendizagem, mas é possível tirar dúvidas por meio do [email protected].

Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020:

Vencedores nacionais

1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)

3º lugar
IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)

Júri popular

EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)

IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN)

Os Premiados do Respostas para o Amanhã 2020, e das edições anteriores.

Confira os vencedores das edições anteriores do Prêmio Respostas para o Amanhã 2020:

  • 6ª edição (2019)
    EEMTI Marconi Coelho Reis

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Cascavel (CE)

  • 5ª edição (2018)
    IFRS – Campus Osório

BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho

Osório (RS)

  • 4ª edição (2017)
    EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana

Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional

Cacoal (RO)

Ano de 2016

  • 3ª edição (2016)
    ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros

Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP

Iguape (SP)

  • 2ª edição (2015)
    Colégio Estadual Dom Veloso
    Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
    Itumbiara (GO)
  • 1ª edição (2014)
    EE Tristão de Barros
    Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
    Currais Novos (RN)
Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário