Após nove meses de pesquisa, um jovem inventor de São Lourenço(MG) construiu uma CPU de computador utilizando apenas garrafas pet. No Eco PC, como foi batizado, os componentes eletrônicos ficam perfeitamente alinhados dentro do gabinete que mede apenas 20 centímetros. O responsável pelo Eco PC, Adriano Reis Pereira de Carvalho, escolhe a matéria prima no depósito de materiais recicláveis, em São Lourenço. Após serem selecionadas, as garrafas seguem para o Paraná, onde são tranformadas em chapas. A chapa então é colocada em uma máquina recém comprada, que custou R$ 100 mil. Para fazer um gabinete são necessárias 20 garrafas. Em poucos minutos a peça está pronta para o processo de montagem.
“Fiz esse projeto para que as pessoas tenham uma outra visão do que é a reciclagem”, afirma o inventor.
O Eco PC é resistente e leve – pesa apenas 800 gramas – oito vezes menos que o gabinete comum. Outro detalhe importante é que a CPU de garrafas pet consome até 70% menos de energia, segundo um laudo da PUC –RS.
“Nós desenvolvemos uma fonte em miniatura e também inserimos uma placa mãe de baixo consumo e tamanho”, explica Carvalho, que afirma que a CPU desenvolvida por ele oferece as mesmas características de um gabinete convencional.
Carvalho também informa que além de ser 50% mais barato que um computador comum, o Eco PC será retornável. “Depois de três anos nós iremos comprar a CPU de volta do consumidor para reciclar e fazer um novo gabinete”, explica.
O Eco PC ainda não é comercializado e se encontra em fase de patente.
Até o fechamento deste artigo o inventor criador do ecoPC não respondeu nossos emails sobre maiores detalhes e especificação do hardware utilizado.
3 comentários
Xandelly, estou enviando uma MP para você.
Eu trabalho na EPTV Sul de Minas S/A e nós que fizemos essa matéria, foi muito bacana esse projeto ECO-PC. Em breve esse técnico terá muitos lucros $$$ e muito mais aindo o meio ambiente!
Pelo jeito o inventor anda bastante ocupadinho por ai. Tentamos entrar em contato com ele por diversas vezes e não tivemos retorno. Se possível, me envie por email ou MP os dados do grande mineiro ai OK. Abraços