Home Ecoverde FEBRE AFTOSA é assunto do 6º Fórum da FAMATO

FEBRE AFTOSA é assunto do 6º Fórum da FAMATO

por Paulo Fernandes Maciel

FAMATO SEDIA 6º FÓRUM ESTADUAL PARA A VIGILÂNCIA DA FEBRE AFTOSA


Nesta terça-feira (06/12), o auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi palco do 6º Fórum Estadual para a Vigilância da Febre Aftosa. O evento, promovido pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) e organizado pelo grupo gestor do Bloco IV do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), reuniu representantes do setor agropecuário.
O encontro proporcionou uma plataforma para a troca de informações e esclarecimento de dúvidas, fortalecendo a parceria entre produtores rurais e o serviço de defesa animal.

O objetivo principal é alcançar o reconhecimento internacional e a certificação de Mato Grosso como Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação.


Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância do trabalho do PNEFA pela retirada da vacinação contra a febre aftosa. “Destaco aqui a importância do trabalho do PNEFA na retirada da vacinação contra a febre aftosa, que é um grande avanço para Mato Grosso e para o Brasil, tendo em vista que permitirá a abertura de novos mercados para a carne brasileira e aumento das exportações. Estamos construindo um futuro mais seguro e confiável para nossa produção agropecuária, graças ao trabalho do Grupo Gestor do bloco IV e ao comprometimento do PNEFA”, pontuou.

Febre Aftosa


Destacando a busca pela certificação internacional, os painéis abordaram temas cruciais, incluindo os próximos passos do PNEFA e o processo de evolução dos estados para Zonas Livres sem vacinação. A participação ativa dos produtores na vigilância da febre aftosa e investimentos na educação sanitária foram discutidos em detalhes, com ênfase na vigilância baseada no risco e na atenção às notificações de suspeitas de doenças vesiculares.

Palestra magna


Na oportunidade, o 1º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti, apresentou as ações realizadas pelo grupo gestor do Bloco IV.
Por fim, a palestra magna: Américas – rumo ao primeiro continente livre de febre aftosa sem vacinação encerrou o evento, que não apenas reforçou o compromisso coletivo na luta contra a febre aftosa, mas também ressaltou a importância da cooperação entre as entidades envolvidas.
Também estiveram presentes o 1º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti; o deputado estadual Gilberto Cattani; e representantes de entidades relacionadas ao setor agropecuário.


Grupo gestor Bloco IV PNEFA — O grupo gestor é composto por entidades como Famato, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Fesa, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso (CRMV-MT) e Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações