Com o objetivo de promover a conscientização das pessoas para cuidar melhor do planeta, no dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nos últimos anos, centenas de milhares de empresas se tornaram conscientes da importância de contribuir, direta ou indiretamente, com a sustentabilidade e harmonia entre o desenvolvimento econômico e a conservação da natureza.
Lidar com os novos padrões de responsabilidade ambiental já é e será uma das principais preocupações do mercado na América Latina nos próximos anos. Assim, a D-Link – fabricante de soluções de rede, monitoramento e soluções de cloud computing para empresas e residências – há oito anos desenvolve produtos e soluções que consomem menos energia.
“Pensar verde tornou-se uma visão global da responsabilidade ambiental. A D-Link sempre defendeu essa visão e por isso temos focado no desenvolvimento de produtos que reduzem significativamente o consumo de energia sem afetar o desempenho esperado”, disse Rubén Muñoz, gerente de Produtos da D-Link América Latina.
Sendo uma empresa verde, a D-Link tem duas formas de poupar energia em seus produtos de rede: uma utilizando a tecnologia D-Link Green Ethernet, que reduz o consumo de energia ao detectar automaticamente o comprimento do cabo de Ethernet utilizado; e outra mediante o status de conexão de ligado ou desligado dos dispositivos conectados. Dentro de seu portfólio, a empresa tem linhas de produtos, como switches, que consomem menos energia e economizam até 40% de eletricidade por dia.
“Os usuários podem não ser tão conscientes do consumo de energia dos equipamentos, mas é possível sentir o calor emitido por eles. Ao utilizar produtos que possuem a tecnologia verde, nota-se uma grande diferença na quantidade de calor emitido, prolongando inclusive a vida útil do produto”, disse o executivo.
Além da possibilidade de reduzir o calor e consumo de energia elétrica de equipamentos de rede, as tecnologias verdes da D-Link oferecem às empresas mais um importante benefício, que é a redução do total cost of ownership – a diminuição do custo que se aplica não somente à compra, mas também às despesas geradas durante a vida útil do equipamento como, por exemplo, a manutenção.
“Tanto as grandes empresas como os usuários domésticos não querem somente economizar energia dos dispositivos de rede, mas também desejam obter menores custos de manutenção. Os equipamentos de networking sempre foram vistos como grandes vilões de consumo de energia, manutenção e ajustes constantes, já que estão ligados o tempo todo. Surge então a importância do uso de soluções que aliem a necessidade de economia à proteção do meio ambiente”, concluiu Muñoz.
Hoje a D-Link é uma parceira do programa Energy Star e todos os seus produtos são compatíveis com este padrão. Eles também seguem as premissas da RoHS (Restriction of Hazardous Substances), regulamentação da União Europeia que cuida do uso de materiais perigosos como o chumbo, mercúrio e cádmio. Além disso, a embalagem dos produtos D-Link são recicláveis.
Para mais informações, consulte o site D-Link Green.
Sobre a D-Link:
A D-Link é uma das líderes mundiais em conectividade, monitoramento e soluções em Cloud Computing. Conta com subsidiárias nos maiores mercados do mundo e com uma extensa rede de distribuidores em mais de 100 países. Presente no Brasil desde 2000, a D-Link oferece soluções de conectividade para consumidores, empresas e setor público.
A empresa trabalha para oferecer a melhor experiência para os seus clientes, fazendo com que pessoas e organizações conectem-se mais e de uma maneira mais fácil. Um dos destaques nos mercados em que atua é sua diferenciação por oferecer soluções que reúnem alta tecnologia, design e a melhor relação preço/performance, sempre buscando a melhor experiência de uso dos produtos aliado às tendências mundiais.
A D-Link mantém centros de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora de Taiwan, seu país sede, e conquista ano a ano mais reconhecimento com premiações pela sua intensa capacidade de inovação e dinamismo.