Home / Artigos / Dia do Agricultor é comemorado dia 28 de julho é festa na Roça

Dia do Agricultor é comemorado dia 28 de julho é festa na Roça

Dia do Agricultor: veja como a tecnologia está mudando a maneira como cultivamos nossos alimentos

No próximo dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor.

O setor é importante para a economia do Brasil, que é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Da roça
“Os resultados do setor são ótimos, mas eles podem crescer ainda mais com o uso de novas tecnologias.”

Conta o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga.

 

Nóis tem country manager

“Estamos falando da Indústria 4.0, do uso de sensores, da análise de dados e do armazenamento em nuvem, que estão ajudando agricultores a produzir mais, otimizando recursos como água e solo e aumentando a qualidade da safra.”
Segundo Pitanga, o uso de devices conectados à nuvem ajuda os produtores a tomarem decisões mais acertadas em relação ao o que plantar, quando e como plantar.

 

Data é comemorada no próximo dia 28 de julho

 

Moça do campo

Dia do Agricultor  homem e da Mulher também

A nuvem comporta infinitas possibilidades de aplicações, como e-commerce, sistemas de gestão, notas fiscais eletrônicas, folhas de pagamento, intranet e todo tipo de projeto que precise ser hospedado.

Muitos softwares também são oferecidos por meio da tecnologia, que otimiza o uso dessas ferramentas ao disponibilizá-las e comercializá-las online.

Estudo do IDC estima que a tecnologia seja base para 22% dos softwares em todo o mundo.
Além da mobilidade para acessar seu “escritório” de qualquer lugar, outra vantagem da nuvem é a segurança.

Quando salvos em nuvem, dados sigilosos de um pequeno produtor e de seus clientes têm o mesmo grau de proteção que uma grande corporação e ficam menos vulneráveis a ataques digitais.
Com um quarto da população mundial envolvida na agricultura e produção de alimentos, os ganhos obtidos por meio de uma melhor utilização de dados e das nuvens podem ser enormes.

De acordo com dados de estudos da BSA|The Software Alliance, veja abaixo como a agricultura está sendo transformada pela tecnologia:

Casa no campo roça

1. Produtos mais frescos (mais é o jeitinho deles), abundantes e baratos

Dados estão mudando a cultura de fazendas em diversos lugares e setores, ajudando a produzir alimentos mais saborosos e nutritivos para um número cada vez maior de pessoas.

Graças a um conceito conhecido como agricultura de precisão, agricultores de todo o mundo podem usar dados de sementes, satélites, sensores e tratores armazenados na nuvem para tomar decisões melhores visando a aumentar a produtividade, diminuir custos e alimentar mais pessoas.

Ao utilizarem ferramentas de nuvem e análise de dados, os agricultores podem reduzir os custos com insumos, o uso de pesticida e produtos químicos e melhorar a produtividade em até dez vezes.

2. Adaptação às mudanças climáticas mais sem frescá

Ao utilizar dados provenientes de sensores instalados em toda a cadeia de produção, agricultores não apenas obtêm produtos melhores a custos menores, como também ganham uma “arma” contra as mudanças climáticas, que afetam diretamente o seu negócio.

O conhecimento alcançado por meio da análise dessas variáveis, guardadas na nuvem, é útil para reconhecer os novos padrões do clima de suas regiões e como a plantação reage a eles.

3. Previsão do tempo para uma colheita melhor

Em todo o mundo, previsões climáticas mais precisas ajudam o agricultor a se preparar para períodos de seca, tempestades e geadas, por exemplo.

Isso é possível graças a satélites, observatórios climáticos, radares e outros sensores que capturam mais de 2,25 bilhões de pontos de dados climáticos 15 vezes a cada hora, somando um total de 20 terabytes de dados por dia armazenados na nuvem.

Carroça Ford Ranger

4. Empoderamento do pequeno produtor (Poderamento é a palavra da hora UAI)

O acesso à internet garante a pequenos produtores informações a que apenas os grandes tinham acesso anteriormente.

Na Índia, quiosques equipados com internet permitem que mais de 4 milhões de agricultores acessem informações sobre preços de produtos e clima, por exemplo, em idiomas locais.

O país usa análise avançada e tecnologias móveis para rastrear dados de fazendas individuais e, após a análise, oferecer suprimentos aos agricultores com base em suas necessidades, como fertilizantes e sementes.

Sobre a BSA

BSA | The Software Alliance é  a principal defensora do setor de software global antes dos governos e no mercado internacional.

Seus membros estão entre as empresas mais inovadoras do mundo, criando soluções de software que estimulam a economia e melhoram a vida moderna.

Com sede em Washington, DC e operações em mais de 60 países, a BSA promove programas de conformidade que promovem o uso legal de software e defendem políticas públicas que promovam a inovação tecnológica e o crescimento da economia digital.

Siga a BSA em @BSAnews

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*