Home Ecoverde 10 plantas para apartamento pequeno para decoração

10 plantas para apartamento pequeno para decoração

por Carlos Augusto Queiroz
Bromélia decorativa

Se você busca plantas para apartamento pequeno para decorá-lo e renovar o ambiente, saiba que com algumas informações e um toque de criatividade você será capaz de deixá-lo muito mais elegante e com mais vida.

Mais belas plantas para apartamento pequeno

Quer sugestões de plantas para deixar o seu apartamento mais sofisticado? Não deixe de conferir esta seleção de plantas que se adaptam em ambientes fechados, que não ocupam muito espaço e que poderão proporcionar um toque sutil de bom gosto.

1.      Palmeira-leque

Palmeira leque
Palmeira leque – Fonte: Viva Decora

A palmeira-leque é uma espécie de pequeno porte e que dificilmente ultrapassa os três metros de altura. Ela é uma planta que gosta de sol ou meia sombra e regas frequentes. Suas folhas em formato de leque dão um toque de sofisticação para o apartamento e estão super na moda.

2.      Costela de Adão

Costela de Adão
Costela de Adão – Fonte: Fonte: HM Floricultura

Devido ao seu aspecto exótico e desenho único, a costela de Adão dificilmente passa despercebida pelo seu aspecto exótico de grande valor ornamental. Ela é uma planta que gosta de regas regulares, à meia sombra e deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica. Com furos no meio e bordas recortadas, ela é muito brilhante e apresenta uma coloração verde escura.

3.      Bromélia

Bromélia decorativa
Bromélia – Fonte: Fonte: Viva Decora

As bromélias são conhecidas pela alta capacidade adaptativa, uma vez que elas sobrevivem e se dispersam em locais de alta e baixa luminosidade, secos ou úmidos e podem resistir a solos pobres em nutrientes ou temperaturas extremas. De pequeno porte, elas podem ser irrigadas a cada dois dias. Com um charme especial, as bromélias são uma ótima opção para conjugar com o espaço projetado.

4.      Mini Cacto

mini cactos
Mini cactos – Fonte: Fonte: Decor Fácil

Os mini cactos são plantas lindas para decoração de casas e apartamentos e geralmente dão menos trabalho do que outros tipos de plantas, pois não necessitam de muita água. Basta regá-los uma vez por semana. Eles permitem um toque de requinte ao ambiente e são extremamente funcionais para pessoas que desejam mais praticidade no dia-a-dia.

5.      Lírio da Paz

Lírio da paz
Lírio da paz – Fonte: Fonte: Decor Fácil

O lírio de paz é uma planta de médio porte, entre 30 a 40cm de altura e com flores muito utilizadas para decoração espaços compactos. Ela requer irrigações periódicas e recomenda-se deixá-la longe de luz direta, porém em ambientes iluminados. Esta planta proporcionará um fino toque de elegância ao ambiente.

6.      Palmeira ráfia

Palmeira ráfia
Palmeira ráfia – Fonte: Fonte: Cristal Garden

A palmeira ráfia é uma das palmeiras mais cultivadas em espaços internos. Com caules finos e longos, este tipo de palmeira é muito utilizada para decoração de salas de apartamentos. Ela deve ser cultivada à meia-sombra, regada semanalmente e proporcionará mais vida ao ambiente.

7.      Orquídea

Orquídeas
Orquídeas – Fonte: Blog da Barbarela

Delicadas e elegantes, as orquídeas produzem lindas flores. Esses tipos de plantas preferem sombra, calor e pouca água. Suas flores duram por até três meses e elas podem florir até três vezes por ano. A beleza e originalidade de suas flores garantem um fino toque de beleza para a sala ou sacada do apartamento.

8.      Areca Bambu

areca bambu
Areca bambu – Fonte: Casa e Festa

A areca bambu, ou palmeira de jardim, é uma palmeira muito utilizada para decoração de jardins ou interiores diversos. Ela deve ser cultivada em meia-sombra ou luz difusa e deve ser irrigada com frequência, entretanto suporta bem alguns dias sem água. A areca bambu em vaso que permanece em ambientes internos precisa ser colocada para receber a luz solar direta periodicamente. Desta forma, ela manterá o seu vigor por muito mais tempo.

9.      Violeta

violetas
Violetas – Fonte: Elo7

As violetas possuem flores pequenas e coloridas e precisam de sol. Mas apesar de gostarem de luz, é indicado que não estejam em contato direto com os raios solares, pois podem queimar. O porte das violetas é de aproximadamente 15cm e são plantadas em vasos pequenos. Elas precisam ser regadas de duas a três vezes na semana e garantirão mais exuberância e cores para o apartamento.

10. Espada de São Jorge

espada de São Jorge
Espada de São Jorge – Fonte: Ideias Decor

A espada de São Jorge é conhecida por purificar o ar do local em que fica e por promover uma boa produção de oxigênio à noite. Ela deve ser regada uma vez a cada duas semanas e no inverno pode ter 20 dias de intervalo entre as regas. Esta espécie é ótima para ambientes internos, gosta de ambientes com luz, mas resiste à ambientes compactos e com pouca iluminação. Na crença popular, ela é associada à proteção da casa, e para muitas pessoas, a planta traz proteção ao lar.

Leia também:

– Jardim Pequeno: como escolher as plantas certas para o espaço

– Horta inteligente caseira é uma opção para quem não tem experiência com cultivo

– Preservação ambiental: consumidores estão mais preocupados com os recursos naturais

Benefícios das plantas para saúde mental

Estudos recentes comprovaram que mexer com a terra diminui a ansiedade, a depressão e doenças como diabetes e hipertensão. Recente estudo mostrou também que a jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer, auxiliando assim no alívio do estresse.

Benefícios das plantas nos apartamentos

Investir na decoração verde vai muito além de embelezar os ambientes. De acordo com informações da Nasa, ter plantas dentro de casa ou apartamento é uma excelente opção para melhorar a saúde dos moradores, principalmente pela capacidade das espécies de filtrar os poluentes.

As plantas para apartamento tem o poder de deixar os ambientes mais bonitos, leves e agradáveis, além de manter a umidade do ar e ajudar na sua purificação. Para quem mora em apartamentos, mesmo que pequenos, também podem aproveitar os benefícios das plantas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário