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Tecnologia e inovação: o segredo do sucesso das grandes marcas

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba como tecnologia e inovação podem transformar o seu negócio

A tecnologia é, sem dúvidas, uma das criações mais importantes para a sociedade. Durante o período de pandemia de covid-19, isso se tornou muito claro: foi por meio da tecnologia e inovação que muitos setores da sociedade continuaram a funcionar, mesmo com o mundo tendo que conter a propagação do vírus por meio do isolamento social.

A internet e os dispositivos eletrônicos conseguiram conter, em boa parte, os danos causados pela pandemia. Por conta disso, a aceleração tecnológica avançou durante os anos de 2020 e parte de 2022, o que ajudou a modelar um novo mundo pós-pandemia que estamos vivendo agora.

No mundo empresarial, isso não foi diferente. Aliás, a tecnologia chegou para impulsionar e remodelar modelos de negócio com a tecnologia e a inovação aplicadas às empresas de todos os portes. E isso em diversos pontos e setores — mas principalmente no que diz respeito à produtividade, redução de custos e ampliação do público-alvo por parte dos negócios que resolveram desbravar o mundo da internet e dos dados.

Gigantes como Amazon, Meta, Uber, Netflix e Google, por exemplo, já haviam crescido exponencialmente nos últimos anos por terem adotado a tecnologia como matriz de seu funcionamento. Com essa combinação entre inovação tecnológica e negócios, as empresas de pequeno e médio porte passaram a ganhar uma oportunidade de crescer no cenário.

Mas, afinal, quais são os benefícios de implementar tecnologias no seu negócio e quais são os pilares que guardam os sucessos das grandes empresas?

Menos custos

Um dos principais benefícios que a tecnologia e inovação trazem para as empresas é, sem dúvidas, a redução de custos. O orçamento do negócio é diretamente impactado, uma vez que é por meio das máquinas e outros dispositivos que se reduz o consumo de recursos, como de espaço físico, por exemplo — um ponto muito interessante para as empresas que adotaram o regime de trabalho home office.

Anteriormente, era necessário alugar ou comprar um espaço para manter sua corporação em funcionamento. Hoje, porém, todos podem trabalhar diretamente de suas casas; basta ter um dispositivo eletrônico em mãos. Além disso, os custos com energia elétrica, água e recursos humanos, por exemplo, são bem reduzidos e podem ser convertidos em outros investimentos.

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Mais produtividade

A produtividade, por meio da tecnologia, também é impactada pelas empresas que adotam um novo modelo de negócios inovador. A automatização de processos, evitando que os funcionários passem longas horas em atividades repetitivas e desgastantes, é um dos principais focos do aumento da produtividade pela tecnologia.

Além disso, exige-se menos recursos humanos para efetuar tarefas e a mão de obra pode ser aproveitada em setores que são mais estratégicos, como os voltados para o raciocínio lógico e a cognição. Afinal, serão exigidas capacidades como resolução de problemas, arquiteturas e projetos de negócio, além das próprias áreas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de sistemas e outras tecnologias interessantes para o negócio.

Modelos de negócio inovadores

Os novos modelos de negócios tornam-se muito mais evidentes sobretudo para os setores do comércio. Antes, era necessário ter um espaço para as vendas e para o estoque dos seus produtos. O seu cliente deveria se dirigir pessoalmente à sua loja física, provavelmente após visualizar a propaganda em um outdoor, em um comercial de TV, ou rádio.

Hoje, porém, as lojas podem funcionar de maneira totalmente virtual: o e-commerce revolucionou tanto o funcionamento de negócios dos empreendedores quanto o comportamento dos consumidores. Isto é, agora basta ter uma loja online com acesso a meios de pagamentos, seja por um site ou um marketplace e fazer a divulgação do seu trabalho ainda dentro do meio digital.

O consumidor, por sua vez, poderá acessar a loja diretamente de seu dispositivo, provavelmente após ter visto a propaganda em suas redes sociais ou procurado por palavras-chave que remetem ao negócio em buscadores.

Assim se consolidam novos modelos de negócios aliados à tecnologia: ampliando o leque de possibilidades de compra, venda e posição no mercado. Além disso, quando se adota as tecnologias inovadoras, você passa a frente da sua concorrência, pois está cooperando para construir um mercado de trabalho do futuro.

Muitos se perguntam se a tecnologia, nesse sentido, diminuirá a oferta de empregos no mercado. Porém, é justamente o contrário: serão geradas novas vagas de emprego, principalmente por várias pontas serem necessárias para garantir que o negócio funcione de maneira efetiva e 24 horas para o cliente, além de profissionais capacitados da área.

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Crédito iStock

Publicidade digital

Como dito anteriormente, a divulgação do seu negócio poderá ser totalmente online. Essa é uma vantagem muito positiva, pois estamos passando pela era dos algoritmos, em que os interesses das pessoas estão sendo elencados de acordo com seus comportamentos digitais.

Ao divulgar os seus produtos ou serviços nas redes sociais, por exemplo, você pode determinar o público-alvo que receberá as propagandas, de acordo com idade, localidade e interesses em comum. Isso é muito importante para captar leads qualificados e aumentar as possibilidades de compra real.

O marketing digital, que é a estratégia de publicidade no mundo da tecnologia, também muda a relação da sua marca com os consumidores e público-alvo: ali você poderá tê-los mais próximos, pois as pessoas poderão interagir diretamente com a sua marca. Não mais será uma entidade distante, em que o cliente só pode acessar por meio do serviço ao consumidor ou em lojas físicas.

Otimização do atendimento com aplicação de tecnologia e inovação nos processos

Um grande diferencial de aplicar tecnologias no seu negócio é também otimizar o atendimento e, consequentemente, a relação com os clientes. Praticamente todas as informações da empresa poderão ser encontradas diretamente no site do negócio, porém nem sempre o site é o local ideal para os consumidores.

Aqui entra totalmente a experiência do cliente em foco: para o seu público, é muito interessante ter todas as informações de que precisam na palma da mão, a poucas etapas de pesquisa. Por isso é muito importante garantir que a sua empresa esteja presente em vários canais de atendimento, como WhatsApp, SMS e outras redes sociais, além do telefone, do e-mail e do site.

Muitas empresas adotam os chatbots como forma de comunicação com os usuários para tirar as principais dúvidas que eles tiverem, como horário de atendimento, formas de pagamento, etc. E muitos chatbots já são capazes de efetuar vendas, o que pode ser bastante interessante para os consumidores que preferirem manter todo o atendimento dentro de uma única plataforma.

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