Home Atualidades Crescimento da frota de carros elétricos demandará maior oferta de energia solar

Crescimento da frota de carros elétricos demandará maior oferta de energia solar

por Paulo Fernandes Maciel
Imagem carro elétrico FF91

A mobilidade elétrica é um mercado em expansão global. Em 2022, mais de 10 milhões de carros elétricos devem ser vendidos no mundo, superando o volume recorde registrado no ano passado, mostram projeções da consultoria BloombergNEF (BNEF).

Metas de descarbonização no setor de transporte tem impulsionado esse crescimento, com as principais montadoras direcionando seus negócios para a eletrificação e aumentando gradualmente o número de modelos disponíveis.

carros elétricos

Baterias para carros elétricos

O ganho de escala na produção industrial e avanços tecnológicos, especialmente no que se refere às baterias, tende a tornar o custo deste tipo de veículo cada vez mais acessível, facilitando sua massificação. Mas isso levanta uma questão: o mundo terá energia para atender o consumo dessa frota?

Se da noite para o dia, todos os carros a combustão se tornassem elétricos, não haveria eletricidade o suficiente para dar conta dessa demanda. Além disso, haveria falta de terminais de recarga e eletropostos. Tudo isso precisa ser pensado em conjunto com a eletrificação do transporte.

A necessidade ambiental de aposentar os veículos tradicionais proporciona esse desafio estrutural. A melhor solução para aumentar a oferta de energia elétrica para acompanhar o crescimento do transporte elétrico é a fonte solar fotovoltaica.

Primeiro, por se tratar de uma fonte renovável. Não faz sentido descarbonizar o transporte, mas fazer uso de formas poluentes de geração de energia, como usinas térmicas fósseis, para recarregar os carros. A descarbonização do sistema elétrico também é necessária.

Outra questão é a versatilidade. A energia solar se diferencia das outras fontes por ser modular, podendo ser aplicada tanto em usinas de grande porte, quanto em pequenos sistemas. Além disso, ela é uma aplicação viável para locais isolados, sem conexão com a rede elétrica.

Tudo isso torna a energia solar uma tecnologia perfeita para aplicação conjunta com a mobilidade elétrica, permitindo o aumento a oferta de energia renovável, a expansão de postos de recarga em estradas e o abastecimento residencial para que possuir um carro elétrico.

Comparativo de valor

A energia elétrica é mais barata que os combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel. Caso o abastecimento seja feito por meio de uma instalação fotovoltaica na casa do consumidor, essa recarga fica praticamente gratuita. Esse cenário traz um enorme potencial de crescimento para o mercado de energia solar no Brasil e no mundo.

Você também pode gostar

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações