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SEO: tutorial de como melhorar seu site ou blog no google e yahoo

por Carlos Xandelly

Atualmente a posição e ‘rankeamento’ junto aos buscadores e portais indexadores são de suma importância para quem pretende fazer com que o seu site ou blog apareça nas primeiras páginas dos portais de busca, mais especificamente o Google que responde por mais de 89% das buscas globais.

Antes de entrar em mais detalhes, você sabe o que é SEO ?

Bom, o significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, e é diferente de MOB que trata de Otimização específicas para Buscas.

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido (interpretado) pelas ferramentas/portais de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Um exemplo clássico do seu poderoso resultado: ao pesquisar no Google por “determinada palavra”, os primeiros resultados que devem aparecer são os melhores sites otimizados com SEO e rankeados.

SEO garante que meu site ficará em primeiro lugar no Google?

Vale também lembrar que o SEO é apenas uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo. Mas os sites que foram otimizados logicamente estarão bem mais colocados do que outros que não foram.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. Quanto maior este número mais bem colocado estará junto aos portais indexadores e motores de busca.

O que influência estes resultados?

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca e jamais foram revelados ou descobertos por quem quer que seja, parecendo muito uma receita da Coca-Cola, onde todos queriam copiar mas jamais criam algo que chegue perto.

Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

SEO e seus fatores de otimização

O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Posso enganar os motores de busca e indexadores?

Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca.

Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

 

Tutorial SEO – otimização Passo a Passo

O huBSpot foi amigo de muitos e há alguns meses atrás acabou enviando um verdadeiro tutorial de otimização e ferramentas que irão lhe ajudar a fazer uma melhor otimização e inclusive publicando e revelando algumas dicas preciosas.

Para utilizar o SEO, aconselhamos antes fazer um estudo detalhado para não cometer pequenos erros e piorar ainda mais a colocação do seu site ou blog junto aos motores da WEB.

para começar agora mesmo a cohecer profundamente o SEO, faça o download do tutorial disponibilizado pelo pessoal no link abaixo:

DOWNLOAD TUTORIAL SEO

Boa sorte e SEO pra Todos !

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