Home Artigos FlashOverbr : a época dos relógios ‘games’, comi muito ‘brotinho’ no recreio…

FlashOverbr : a época dos relógios ‘games’, comi muito ‘brotinho’ no recreio…

por Carlos Xandelly

Hoje na redação, em pleno sábado me peguei um pouco para arrumar e desencaixotar as caixas depois das reformas (sim…novamente tivemos que ampliar agora a parte administrativa e o escritório do OverBR).
Uma destas caixas, acreditem se quiser, encontrei uma velha foto com um amigo, e no meu pulso um belo e imponente Casio GAME-10 ! Uauuuu… era o que tinha tudo de bom e o melhor ali pelos anos de 1978-79 aproximadamente…

Tenho que confessar que a saudade bateu de uma sobremaneira que resolvi inaugurar alguns artigos aqui no OverBR falando sobre tempos e épocas que nunca mais veremos….e que não sairá da memória daqueles que tem mais de ’40tão’.

Ao final da década de 70 e começo de 80, lembro que a moda eram os relógios CASIO com melodias e com joguinhos

Me recordo como se aquele dia fosse hoje, que nostalgia. Não saiam por ai espalhando, mas quando fiz um ‘rolo’ troquei na época um relógio calculadora recém lançado em caixa de inox e mais algumas fitas k7 do FletwoodMac pelo meu poderoso Casio Game-10, naquela noite eu dormi abraçado com o relógio e fiquei jogando fissuradamente o tal joguinho das naves sem parar pela madrugada adentro em meu quarto. É , você que lê e tem seus 40 e poucos anos, sabe muito bem o que estou narrando…é mais, é muito mais que pura nostalgia, foi um estilo de vida tecnológica já assumida e declarada áquela época.

O videogame ainda não tinha sido inventado e o pessoal do colégio, na hora do recreio, fazia uma rodinha em volta do garoto que tinha um CASIO Game-10, e para minha felicidade no Liceu Salesiano apenas eu e um meio nerd doido que o possuia entre todos, e naqueles 25 minutos o mundo parecia parar e virar tudo ao nosso redor.

Todos querendo uma chance de controlar naves espaciais através daqueles minúsculos botõezinhos do relógio. Eu ganhei e comi muito brotinho nos intervalos daquelas semanas que se passaram. – Ahhh… mas alto e calma lá ! Deixa falar, que ‘brotinho’ era a piza que vendiam na cantina do colégio…

Poxa ! Se o Doc Brown pudesse realmente me ajudar com sua ‘time Machine’, sem dúvidas e sem protelar eu voltaria imediatamente aqueles tempos…bons e velhos tempos…e logicamente quando o tempo se findar ao prazo para o retorno ao presente, traria na mala uns 30 ou 40 destes relógios para serem vendidos nos dias atuais. Seus valores pelo Mercado chegam a custar até R$ 4.000 por uma única unidade em funcionamento e olha que não precisa estar assim tão impecável para chegar neste valor, fico imaginando um na caixa preta e aveludada toda original quanto custaria para ser leiolado hoje.

Quanto mais eu olho essa imagem, mas me vem a mente os dias em que tudo era diferente…. era mais simples viver !! era mais puro o respirar…. ! Os amigos não tinham falsidades e o mundo em geral era muito menos violento !

A tecnologia ainda engatinhava e sequer poderia imaginar que um dia existiria um carro voador, ou um Mega Ultra computador tunado para usuários caseiros, enfim…os anos se passaram desde então…e muita evolução aconteceu pós 80, principalmente em 1990 para frente, onde quem não soubesse usar ou ligar um computador não teria a mínima chance de mercado e de emprego em um futuro que chegou rápido demais…

Deste presente que antes era o futuro e que na atual circustância se torna passado não muito distante, estarei semanalmente (quem sabe e se Deus permitir!) trazendo alguns pequenos flashs de momentos e anos que para muitos não existiu e só viram em fotos e souberam através de relatos em histórias narradas pela velha-guarda tecnológica !

eu fui, mas certamente voltarei !

Pro Alto e Enter, amigos…

[box_dark]Você sabia que…[/box_dark]

O relógio Casio Game-10 ou carinhosamente chamado de G10, foi fabricado em 1977 e chegou ao Brasil em meados de 1978. Suas vendas foram sucesso estrondoso e encontrar uma única peça nas reolojoarias era tarefa de caçador de mitos. A Casio ganhou nome junto ao mercado Global e para comemorar a marca de 10 milhões de relógios (do modelo G10) vendidos em 1981, o fabricante lançou a versão em caixa INOX com moldura e acabamento Blue, recebendo o nome de G20, sendo que atualmente alguns colecionadores chegam a pagar num exemplar a faixa de 5 mil reais.

O Raríssimo Casio Game 20 é procurado até hoje por colecionadores, e um exemplar chega a ser comercializado por R$ 5 mil reais em média

Você também pode gostar

3 comentários

Adalberto Marques Canudo 2 de janeiro de 2013 - 10:06

Meu Deus. Retornei a nossa época dourada. Décadas de 70, 80 e 90 foram as melhores até hoje, e eu assim como tantos outros internautas só temos que agradecer por termos vivenciado tais épocas. Esse relógio Game 10 da Casio era febre naquela época. Es estudava na escola Senai, um amigo meu da minha classe tinha . Me lembro como se fosse hoje. Ele me emprestou pra eu jogar na hora do almoço, comecei a jogar, entramos pra aula
depois do almoço, matei duas aulas de desenho tecnico...rsrsrs........e quase zerei ele. Lembro até hoje, fiz 9987 pontos e morri.´........buáááá.
carlos, maravilho post. parabéns, fique com deus e feliz 2013 a você e todos os seus.

Adalberto M. C.

Responder
Marcelo R. P. 7 de setembro de 2012 - 08:31

Nosso Deus…Que saudade também! Me recordo quando estudava na segunda série primária (1983) em que “os meninos grandes” possuíam relógios deste modelo.Como de fato, todos faziam fila para ver eles jogando.Hoje tudo é mais fácil, no entanto, a essência e o gostinho daquela época os jovens de hoje jamais conhecerão. É uma pena que o que é bom dura pouco…

Responder
Wagner 2 de setembro de 2012 - 03:26

Eu só tenho uma coisa a dizer os anos 80 foi o melhor decada para relogios legais hoje em dia com tanto avanço tecnologico os relogios perderam a magia daquela época hoje em dia relogios é simplesmente relogio e mais nada tem alguns até diferente mas o dos anos 80 tinham uma certa magia

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações