Redes sociais: 4 dicas de comportamento para aumentar suas chances profissionais
Os principais erros e acertos de quem utiliza as redes sociais segundo o especialista de recursos humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
As redes sociais estão disponíveis para todos de forma gratuita.
Uma boa gestão de mídias sociais servirá como uma ferramenta importante para o profissional do futuro.
Desde que chegou ao Brasil, o Facebook é um imenso sucesso.
Ele soma hoje aproximadamente 127 milhões de usuários ativos mensais no País.
Esse interesse todo do brasileiro pelas redes sociais se estende também para o Instagram, Linkedin, Twitter e Snapchat.
Redes essas que estimulam ativamente a interação e a criação de conteúdo.
Apesar da falsa sensação de alcance e exposição limitada dos conteúdos a quantidade de amigos e seguidores, essas redes possuem um alcance muito maior.
Elas chegam até mesmo nas empresas recrutadoras que avaliam a postura e o teor das publicações.
As empresas levam isso em consideração na decisão de contratar ou não tal candidato.
Por isso, a professora Kettyplyn Kamila Sanches Franco, docente do curso de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, selecionou quatro dicas de comportamento que auxiliam profissionais que desejam construir uma boa reputação na internet ou para aqueles que desejam uma colocação no mercado de trabalho e podem contar com a ajuda das mídias sociais.
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4 dicas de comportamento para redes sociais
1 – Curadoria
Tenha cuidado com suas postagens.
Seja ponderado ainda que suas publicações sejam em defesa ou contra causas que considera justas.
Utilize argumentos, ortografia correta, tenha cuidado com gírias e não dissemine fake news.
Faça com que as pessoas tenham vontade de ler o seu conteúdo.
Faça das suas redes um local para um diálogo inteligente.
2- Referência – Torne-se referência em um assunto.
Não é preciso ter todo o conhecimento de um assunto para se tornar referência sobre ele.
Se uma pessoa gosta de esportes, ela pode falar e destacar o tema em suas redes sociais, por exemplo.
Compartilhe bons conteúdos, pesquise e tente expor o melhor da área que mais se identifica, tem habilidade e conhecimento.
3 – Ampliação da rede – Faça networking.
Para quem deseja utilizar a internet como ferramenta profissional é importante estar de olho nas conexões e ampliação da sua rede.
Fazer networking por meio das redes sociais é uma ótima forma de ser notado pelo mercado.
Além disso, você atrai parceiros e pessoas que pensam semelhante.
4– Perfil profissional – Explore o Linkedin e potencialize seus objetivos
Recrutadores usam as redes sociais ativamente e buscam pelos perfis dos candidatos.
Se deseja ter um perfil mais restrito e somente pessoal para ter mais liberdade com as publicações, crie também um perfil público e aberto.
Assim você pode utilizá-lo como plataforma de potencialização dos seus objetivos profissionais.
O Linkedin é considerado uma das ferramentas mais importantes de currículo online e conexões profissionais.
Cerca de 80% das empresas no Brasil buscam nesta rede profissionais para cargos de estagiário, trainee e gerentes de primeira gestão.
Além disso, verifica as recomendações e também as publicações.
Explore ao máximo essas ferramentas.
Sobre o UDF
Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil.
Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia.
Além disso, oferece cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa.
Ao todo reúne mais de 16 mil alunos.
Integra a Cruzeiro do Sul Educacional S/A, formada também pela Universidade Cruzeiro do Sul eUniversidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo, Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB).
Trata-se de um grupo de ensino superior de atuação nacional.
Ele reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.
Para mais informações visite: www.udf.edu.br