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O engajamento no Instagram é excelente para as marcas

por Paulo Fernandes Maciel

Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Atualmente, o Instagram é a rede social mais usada do mundo. Muitas pessoas usam para passar o tempo, assim como muitos usam para divulgar suas personalidades, empreendimentos e serviços. Portanto, para aqueles que desejam aumentar o engajamento no Instagram, essa rede social fantástica, é interessante que conheçam algumas técnicas simples que podem fazer toda a diferença para que o algoritmo do Instagram comece a entregar mais de seus conteúdos para os seguidores e não seguidores.

Nesse texto foram separados alguns dos principais modos de aumentar o engajamento no Instagram.

Esses são alguns dos passos mais importantes para conseguir ser um grande engajador na rede social de maior acesso no planeta.

engajamento no Instagram

Crie mais conteúdo de vídeo (Reels, IGTV, Stories)

O formato de conteúdo que mais gera engajamento, atualmente, em qualquer rede social que possibilita a produção criativa são os vídeos. No Instagram, o ano de 2020 foi um marco para a forma de compartilhar vídeos.

Isso porque foi disponibilizado por seus desenvolvedores a função “Reels”, que consiste em vídeos curtos nas opções entre 15 a 30 segundos.

Esses vídeos possibilitam que os usuários coloquem de fundo suas músicas preferidas, filtros, que eles modifiquem a velocidade do vídeo e outras funções. 

Antes de mais nada, essa é a melhor forma de produzir conteúdos de vídeo dentro da plataforma.

Isso se deve ao fato de ser uma ferramenta nova dentro do Instagram que a rede está buscando popularizar mais para gerar concorrência com o Tik Tok.

Mas, além dos Reels, aqueles que desejam gerar engajamento com a forma de conteúdo de vídeos, podem ainda produzir stories, mostrando mais sobre os bastidores do dia a dia e para deixar os seguidores mais atualizados sobre suas vidas pessoais ou, no caso de empresas, para mostrar produtos e serviços de uma forma mais dinâmica e rápida também ajudará a ganhar seguidores no Instagram.

Assim como também existe a ferramenta do IGTV, que consiste em uma forma de compartilhar vídeos mais longos, seja de tutoriais, daily vlogs, vídeos educativos, etc.  

Os usuários que desejam aumentar o engajamento de suas páginas devem usar e abusar dos recursos de vídeo que a rede social disponibiliza.

Isso não só vai tornar os seguidores mais próximos, como também ajudará o algoritmo do Instagram na distribuição do conteúdo pela rede.

Descubra o insights: como postar na hora certa

Muitos que já usam o Instagram de forma mais consciente, sabem que essa rede social disponibiliza uma função que permite que se veja o fluxo de pessoas de cada localidade, horário que mais têm acessos em cada dia da semana. 

Mas, ainda que tenham essa ferramenta gratuita na palma de suas mãos, insistem em continuar fazendo publicações fora do horário recomendável: os que indicam o maior fluxo de acesso.

Já aqueles que não tem conhecimento dessa ferramenta, aqui está o nome dessa ferramenta é Instagram Insights, e para acessá-la, basta clicar no ícone do próprio perfil.

Em seguida, clicar nas três linhas que ficam ao lado do ícone de “fazer publicação”, no canto superior direito da página do aplicativo.

Então, o terceiro passo é clicar em Insights. Após essa etapa, é preciso clicar em ”Total de seguidores” e, por fim,  aproveitar todas as informações disponíveis ali.

Seja sobre faixas etárias ,principais localizações, crescimento da página e períodos mais ativos. 

Todos esses Insights oferecem as informações necessárias para saber como se posicionar na rede também! 

O poder dos adesivos de interação

O número de usuários da função Stories marca meio bilhão de pessoas. Esse número mostra o poder da relação direta que os stories proporcionam para o produtor de conteúdo e seus seguidores.  

Existem adesivos de todos os tipos: divertidos; para flertar; ou para celebrar algo. Mas o Instagram possui três formas de abordar o público por meio de adesivos de perguntas, adesivo de quiz e contagem regressiva. 

Isso aproxima os seguidores de tal forma, que eles sentem que estão interagindo de forma substancial para o produtor de conteúdo em questão. E de fato estão!

Isso pode ser explorado para acatar mais a opinião dos fãs na hora de produzir um conteúdo. 

E consequentemente acaba gerando um vínculo maior entre as duas partes por trás das telas: seguidores e páginas seguidas.

Os adesivos de contagem regressiva podem ser usados para marcar algum evento especial mencionado pelo dono da página. 

Caso as pessoas tenham vontade de interagir com o que acontecerá nessa data ou horário específico, basta que cliquem nele e marquem um lembrete no próprio Instagram. É uma boa forma de manter as pessoas acessando uma página por algum motivo. 

Otimizar o uso das hashtags aumenta o engajamento no instagram

Que as hashtags são uma ótima forma de distribuir melhor um conteúdo, não há dúvidas. Mas seus recursos não se tratam de “quanto mais, melhor!”. Na verdade, existe uma forma inteligente de usar esse recurso do IG. 

Portanto, aqui estão algumas dicas necessárias para usar melhor as hashtags. 

Primeiramente, a primeira dica é não usar hashtags demais em uma publicação, principalmente se forem sobre assuntos totalmente aleatórios. Isso pode confundir o algoritmo e dispersar seguidores.  

É preciso usar palavras chave sobre o tema que está sendo abordado. Isso afunila os nichos e faz com que pessoas interessadas em certos tópicos acessem mais a página.

Existem algumas páginas especializadas em gerar as melhores hashtags pela web. Basta usar uma palavra ou frase que fale sobre um assunto e, então,usar o mecanismo de busca para gerar as palavras que estão mais relacionadas.

A partir daí é possível selecionar as melhores hashtags.É recomendável que a quantidade não extrapole muito, como usar 10 de uma vez. Outra maneira de saber quais são os tópicos mais falados no momento, basta usar a ferramenta “universal” das palavras chave: Google Keywords.

Leia também: 5 dicas para publicar stories no Instagram 

Crie um conteúdo criativo isso aumentará o aumenta o engajamento no instagram

Esse é o básico para gerar mais engajamento: ser interessante. Por isso, a criatividade nunca é demais. 

Para isso, é preciso apenas um pouco de curiosidade para clicar em “explorar” e procurar mais sobre os tópicos mais falados sobre os assuntos que o usuário gosta.

Depois, usar a própria criatividade para produzir conteúdos de impacto, de alta interatividade e distribuir na hora certa, de acordo com os Insights da página.

E então, essas foram algumas das principais dicas para conseguir gerar mais engajamento no Instagram. 

É claro que existem muitas outras, e por isso que o bom produtor de conteúdo sempre deve buscar se aprimorar para atingir os resultados desejados nas métricas do Instagram

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