O ovo é um dos alimentos mais queridos, nutritivos e versáteis do mundo, combinando com a maioria dos pratos e podendo ser servido no café, almoço, lanche e jantar. Além de ser bem leve e fácil de preparar, ele é uma das principais fontes de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo. Para além do clássico “ovo frito”, existem diversas formas deliciosas de consumir esse alimento. Confira!
Ovo cozido
O ovo cozido é uma das preparações mais clássicas e também uma das mais saudáveis e nutritivas, pois é feita em água fervente dentro da casca. O passo a passo do cozimento é bem simples: encha uma panela com água e coloque no fogo. Quando a água estiver fervendo, coloque o ovo dentro e abaixe o fogo. Caso você prefira que a gema fique dura, o ideal é deixar cozinhar por cerca de 12 minutos. Já para uma gema mais mole, deixe apenas por 5 minutos. Depois, é só tirar o ovo da panela, remover a casca e temperar como preferir.
Ovo poché
O ovo poché é uma receita bem interessante, na qual o ovo é cozinhado dentro da água sem a casca. O modo de preparo é rápido: você precisa quebrar o ovo em um recipiente (com cuidado para não desfazer a gema) e, depois, colocar em uma panela com água quente. Lembre-se que a água não pode ferver em momento nenhum, senão o resultado não dá certo.
Neste modo de preparo, a clara e a gema ficarão soltas na água por cerca de 5 ou 7 minutos. Depois, retire o com a ajuda de uma colher grande com furinhos, para que a água escorra. Para finalizar, tempere com sal, pimenta e outros ingredientes de sua preferência. Essa receita pode ser servida com uma torrada, perfeita para o lanche da tarde, ou com uma salada na hora do jantar.
Omelete
As omeletes são pratos simples e nutritivos para o café da manhã, pois consistem na mistura do ovo com outros ingredientes saudáveis e saborosos. Preparar essa receita também é bem fácil: você precisa bater os ovos antes e colocá-los em uma frigideira. Depois, é só ir adicionando os ingredientes que desejar, como tomate, cebola, queijo e até mesmo legumes, como cenoura e abobrinha.
Ovo cocotte
Assim como o poché, o ovo cocotte é um prato tipicamente francês com um modo de preparo especial: ele é cozinhado em banho-maria em de um potinho (cocotte) com outros ingredientes.
A preparação também é fácil, pois você só precisa quebrá-lo no pote e adicionar os outros ingredientes, como azeite, alho, sal, noz-moscada, salsinha, creme de leite e queijo ralado. Depois, sem misturar os ingredientes, deixe o pote em banho-maria por cerca de 20 minutos. Você pode servi-lo como entrada para o jantar ou até mesmo como um lanche da tarde.
Ovos em anéis
O ovo em anéis pode ser preparado com cebola ou pimentão, sendo uma ótima opção para quem quer variar o paladar. Nesse modo de preparo, o ovo fica bem bonito e pode ser servido como entrada para visitas. A receita é simples: basta cortar o pimentão ou a cebola em formato de anel e colocar em uma frigideira. Depois, é só quebrar os ovos dentro dos anéis e deixá-los fritar. Dessa forma, o ovo se mantém na área interna do anel. Você também pode variar no acompanhamento, utilizando legumes e verduras.