E-commerce na Black Friday: veja os principais cuidados na hora de comprar.
Os consumidores já se preparam para a Black Friday, a tradicional data do varejo norte-americano que conquistou os brasileiros.
O modismo Americano adotado no Brasil em 2010, se tornou um dos maiores eventos do e-commerce no país, ficando atrás apenas do Natal.
Segundo um levantamento feito pelo Google, estima-se que a próxima Black ;
Agendada para o dia 24 de novembro, deverá render R$ 2,2 bilhões em venFridaydas pela internet, uma alta de 15% em relação a 2016.
Ainda de acordo com a pesquisa, 26% das pessoas ainda não sabem se irão aproveitar as promoções durante o evento;
Varejista por não confiarem em sites de comércio eletrônico.
Mesmo com pesquisas sobre a confiabilidade da loja online, nessa época é muito comum o aumento de anúncios nas redes sociais e de mensagens de e-mail com produtos promocionais que pedem aos consumidores a clicarem para “aproveitarem as ofertas”.
No entanto, muitas dessas propagandas são uma tentativa de acesso a dados de terceiros para aplicação de golpes e fraudes em compras online.
Por isso, algumas dicas de segurança devem levadas em consideração na busca pelo menor preço;
Como a verificação da existência de um Certificado Digital SSL, que garante a credibilidade do site visitado.
Confira abaixo cinco dicas que o especialista Lucas Vieira, gerente de produtos da Soluti, segunda maior Autoridade Certificadora do país;
Selecionou como alerta aos consumidores para aproveitarem os descontos no comércio eletrônico, sem abrir mão da segurança durante as compras online.
1. Veja se o site visitado possui a solução SSL instalada
A ferramenta SSL (Secure Socket Layer) é um modelo de certificado digital cujo objetivo é fornecer segurança na comunicação entre o cliente e o servidor.
Para identifica-lo, basta o usuário verificar se há um símbolo de um cadeado verde e o protocolo “https”, que são exibidos na barra de endereços do navegador.
“O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura;
Através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado.
Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”;
Explica Vieira.
2. Verifique se o e-commerce possui o selo de segurança do Certificado SSL e se há informações do Certificado e da empresa dona do site
Este selo permite que o usuário identifique se a página acessada tem um Certificado Digital SSL válido e se ele é emitido por uma Autoridade Certificadora confiável.
Essas informações podem ser conferidas quando se clica no cadeado verde localizado na barra de navegação.
Se aparecer o nome da entidade responsável por emitir aquele determinado certificado digital;
Isso significa que o website acessado é reconhecido por uma entidade certificadora e que possui uma boa reputação.
Ele também garante que, quando o cliente aperta o botão comprar no carrinho;
Os dados fornecidos como o cartão de crédito, só poderão ser interpretados pelo servidor da loja virtual.
Assim, caso alguma pessoa mal-intencionada tente interceptar não terá acesso;
Pois o SSL criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado;
Garantindo a confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
3. Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online;
Ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers.
Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado.
Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.
4. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
A pesquisa do Google também apontou que, ao contrário do que acontecia nos primeiros anos de implementação do Black Friday;
Diminuíram os casos de consumidores receosos na hora comprar.
Muitos investem mais tempo em pesquisar sobre a reputação das lojas antes de fecharem um pedido.
Esse hábito gerou o aumento de 68% de pretensão de compra para este ano. Além de considerar a imagem da empresa;
É importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.
5. Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra.
Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca.
A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.
Tomando esses cuidados básicos de outros que já costuma tomar você poderá comprar sem susto… Na Black Friday – Qualquer produto pela metade do dobro.