Com o mercado de varejo em expansão, a integração entre diversas plataformas de venda e interação com a marca deve ser a grande aposta das empresas do setor. Muitos varejistas, inclusive, já estão engajando seus clientes no modelo chamado de omnichannel.
De acordo com a Bain & Company, consultoria global de negócios, o comércio eletrônico já responde por 10% das vendas nos Estados Unidos e, no Brasil, em torno de 4%. Em nosso país, as vendas online devem alcançar faturamento de R$ 42 bilhões em 2016, crescendo a uma taxa composta média anual (CAGR) de 17%, velocidade aproximadamente duas vezes superior à das vendas totais do varejo.
Alfredo Pinto, sócio da consultoria, comenta que embora os números atuais ainda não sejam tão expressivos, é importante salientar que a rede já influencia mais da metade das aquisições realizadas nos espaços físicos. Quando chega à loja, o consumidor já comparou marcas e valores. Sabe exatamente o que quer e tem condições de negociar.
De acordo com o executivo, os varejistas devem perceber que os âmbitos físico e digital precisam se complementar e não competir um com o outro. O varejo tradicional precisa se equipar tecnologicamente, se atualizar com as ferramentas e mídias que surgem a cada dia, e preparar a mão de obra, sem medo de ousar. Temos visto novas ideias de integração sendo implementadas a partir de inovações propostas por clientes e colaboradores às empresas. Os varejistas que aprendem a conseguir vantagens a partir desse novo modelo de integração de canais estarão posicionados para o sucesso, finaliza.
Sobre a Bain & Company, Inc.
A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta
clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de
empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos
clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A
Consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos
resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em
4 para 1. Fundada em 1973, em Boston, a Bain conta com 49 escritórios em 31
países e já trabalhou com mais de 4.600 empresas entre multinacionais e
companhias privadas e públicas em todos os setores da economia.